top of page

CARREIRA

Buscar

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO




Construir ambientes corporativos diversos, equânimes e inclusivos é uma estratégia importante para qualquer negócio, pois cada pessoa agrega à cultura organizacional a sua singularidade, propiciando diferentes pontos de vista na elaboração de soluções. A diversidade se associa à pluralidade de características e perfis que definem os indivíduos. Contudo, quando observamos a participação da mulher no mercado de trabalho, sobretudo em posições de liderança, o relatório Woman in Business 2022 aponta que apenas 38% destes cargos no Brasil são ocupados por mulheres.


Pesquisas realizadas pelo IBGE apontam que o número de mulheres no Brasil é maior que o de homens, representando 51% da população total. Quanto à educação, mostra-se um aumento da escolaridade das mulheres em relação aos homens, onde dos jovens com 25 anos ou mais idade, apenas 15% dos homens possuem ensino superior completo, enquanto as mulheres representam 19%.


Contudo, a taxa média de desemprego das mulheres foi de, aproximadamente, 16,3%, enquanto a dos homens foi de cerca de 13,4%. Além disso, a disparidade salarial entre homens e mulheres é um fator que ainda persiste. Em 2020 as mulheres ganhavam, em média, cerca de 77,7% do rendimento dos homens para a mesma função e jornada de trabalho.


Em primeira análise, investir na presença feminina é contribuir com a diminuição de preconceitos relacionados ao gênero, com uma sociedade com menor incidência de abusos e agressões contra as mulheres e, consequentemente, com a redução da desigualdade social. Em segunda análise, é inegável que investir em diversidade e equidade de gênero traz diversos benefícios para as empresas. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou que empresas que apresentam maior inclusão feminina crescem de 5% a 20% em seus lucros. Já as empresas que possuem pelo menos uma mulher em posição de liderança têm 50% mais chance de aumentar a rentabilidade e 22% de chance de fazer crescer a média da margem EBITDA (indicador financeiro que representa a rentabilidade de uma empresa em relação a sua receita operacional). Além desses benefícios, a diversidade de gênero contribui para um ambiente organizacional com inovação e criatividade, impulsionando novas ideias e soluções que dão vantagem competitiva, melhoria na tomada de decisão, representatividade do mercado consumidor, atratividade para talentos e muito mais.


Ao promover um ambiente inclusivo e igualitário, as empresas contribuem para a redução de desigualdades históricas e estruturais e têm um papel fundamental para a geração de oportunidades e desenvolvimento do país. Essa abordagem inclusiva não apenas reflete um compromisso ético das empresas, mas também traz benefícios tangíveis, fortalecendo-se como marca empregadora e se beneficiando de uma ampla gama de ideias, criatividade e inovação. A diversidade impulsiona o pensamento crítico, a resolução de problemas e a tomada de decisões mais acertadas.


AUTORAS: MARCELLE PERSANT E KAMILY BOMFIM




49 visualizações

Комментарии


Комментарии отключены.
bottom of page