skip to Main Content

Você acha que os sonhos têm um significado profundo? Um número surpreendente de pessoas acredita que a resposta a essa pergunta é sim. De acordo com uma pesquisa, 43% dos inquiridos acreditam que os sonhos revelam desejos e vontades inconscientes.

Os sonhos são muito mais complexos do que parecem, todo o estudo sobre eles não é consensual entre a comunidade cientifica. Os antigos egípcios pensavam nos sonhos simplesmente como uma forma diferente de ver, com sonhadores experientes servindo como videntes para ajudar a planejar batalhas e tomar decisões de estado. Os antigos gregos e romanos acreditavam que os sonhos eram previsões em partes iguais de eventos futuros e visitas de mortos.

Sigmund Freud considerava o sonho uma expressão de conflitos ou desejos reprimidos, que eram frequentemente de natureza sexual. Carl Jung adotou uma abordagem mais rigorosa, explicando os sonhos como uma espécie de “energia moldada”, emoções ou pensamentos rudimentares liberados pelo subconsciente profundo e incorporados às narrativas por regiões superiores do cérebro.

Psicólogos e neurologistas modernos, munidos com equipamentos de imagem, incluindo PET scans e ressonâncias magnéticas, levaram as coisas a um nível mais profundo e técnico, especulando que sonhar é a maneira do cérebro despejar dados em excesso, consolidar informações importantes e nos manter alerta para perigos na nossa vida.

Mas por que os sonhos assumem uma forma particular, ou um enredo? Por que você continua sonhando em ter que estudar para as provas finais anos depois de se formar na faculdade? Por que você sonha em voar, ou ser perseguido por um animal como uma cobra ou crocodilo? Ou porque naquela de forma embaraçosa naquela festa sem suas calças? E por que existem sonhos tão aterrorizantes, bizarros ou aparentemente perversos que você prefere nem comentar com ninguém o que sonhou?

A explicação de qualquer sonho é que eles serve comom como uma espécie de depósito de dados, uma limpeza das memórias inúteis do dia e um armazenamento das valiosas e importantes. Os pesquisadores há muito suspeitavam que esse processo, se existe, ocorre entre o hipocampo, que controla a memória, e o neocórtex, que comanda o pensamento de ordem superior.

Um estudo importante ajudou a confirmar essa teoria: trabalhando com ratos anestesiados, os pesquisadores descobriram que, conforme o neocórtex dispara durante o sono, ele sinaliza várias regiões do hipocampo para enviar qualquer informação que estejam mantendo em armazenamento de curto prazo. O hipocampo é então limpo para coletar mais no dia seguinte, enquanto o neocórtex decide o que transferir para a memória de longo prazo e o que descartar.

O fato de que os mesmos temas de sonho ocorrem em diferentes populações e culturas radicalmente distantes não é tão inesperado, uma vez que o que os seres humanos têm em comum é muitas vezes muito mais profundo e primitivo do que o que não temos. Compartilhamos muita informação genética, então até os humanos modernos continuam a se preocupar e sentir medo de animais grandes com dentes grandes. A ideia da nudez como exposição social também parece universal, mesmo em tribos que se vestem muito pouco. Na maioria das culturas, roupas inadequadas significam vergonha.

Quais são os sonhos mais comuns?

O famoso psicanalista Sigmund Freud descreveu os sonhos como a estrada real para o inconsciente e sugeriu que, ao estudar o conteúdo dos sonhos, poderíamos trazer à luz os desejos ocultos e inconscientes que levam à neurose.

Analisar símbolos oníricos e desvendar o significado dos sonhos tornou-se uma fonte popular de entretenimento e autorreflexão na cultura de hoje em dia. Os sonhos realmente têm significados ocultos? Você pode aprender seus desejos e vontades inconscientes interpretando seus sonhos?

Embora a maioria das teorias modernas dos sonhos sugira que a resposta é não, isso não impediu os intérpretes e analistas de publicarem uma série de dicionários de sonhos que pretendem identificar o que esses temas e símbolos oníricos comuns realmente significam.

Vamos dar uma olhada em alguns dos sonhos mais comuns e o que alguns dos livros de interpretação de sonhos mais populares têm a dizer sobre eles.

Sonhos comuns e suas interpretações

Sonhos sobre a queda

Sonhos com queda de grandes alturas são muito comuns. Embora existe um mito popular de que, se você atingir o chão no seu sonho, morrerá na vida real, isso simplesmente não é verdade. Então, o que exatamente os sonhos de cair podem significar?

De acordo com muitas interpretações populares de sonhos e pelo menos um estudo, os sonhos caindo são um sinal de que algo em sua vida não está indo bem. Pode sugerir que você precisa repensar uma escolha ou considerar uma nova direção em alguma área de sua vida.

Sonhar com uma queda é muito comum. É um símbolo de medo na vida real, você estar com medo de falhar no trabalho ou na vida amorosa. Cair repetidamente por vezes expressa a necessidade de se deixar levar e aproveitar mais a vida.

Sonhos sobre estar nu em público

Você já teve um daqueles sonhos estranhos em que aparece na escola ou no escritório sem nada vestido? Não se preocupe. Sonhar em estar nu não é incomum.

Algumas referências sugerem que a nudez pública pode indicar que você se sente um impostor ou que tem medo de revelar suas imperfeições e deficiências.

Sonhos sobre ser perseguido

Os sonhos que você está sendo perseguido por alguém conhecido ou desconhecido, assim como um animal, podem ser particularmente assustadores. Esses tipos de sonhos são muito comuns.

Mas o que esses sonhos dizem sobre o que está acontecendo dentro de sua mente? Os intérpretes de sonhos freqüentemente sugerem que tais sonhos significam que você está tentando evitar algo em sua vida diária.

Este sonho pode indicar um desejo de escapar de seus próprios medos ou desejos.

A chave para entender o que esse sonho pode significar depende em parte da identidade do perseguidor. Ser perseguido por um animal pode indicar que você está se escondendo de sua própria raiva, paixões e outros sentimentos.

Se o seu perseguidor for uma figura misteriosa e desconhecida, pode representar uma experiência de infância ou um trauma passado. Se você está sendo perseguido por alguém do sexo oposto, isso significa que você tem medo do amor ou está assombrado por um relacionamento anterior.

Sonhos sobre a perda de dentes

Sonhar com a perda de dentes pode ter vários significados. Isso pode significar que você está preocupado com sua atratividade ou aparência. Também pode indicar que você está preocupado com sua capacidade de se comunicar ou preocupado por ter dito algo embaraçoso.

A verdadeira essência dos dentes é sua capacidade de morder, cortar, rasgar e moer. Se seus dentes caírem, você perde o poder pessoal e a capacidade de ser assertivo, decidido e autoprotetor.

Sonhos com morte

A morte é outro assunto comum nos sonhos e que pode ser particularmente desconcertante. Os sonhadores às vezes sonham com a morte de um ente querido ou até sonham com a própria morte. As interpretações populares dos sonhos às vezes sugerem que tais sonhos refletem ansiedade quanto à mudança ou medo do desconhecido.

Tal como a morte, uma grande mudança pode ser assustadora porque, também como a morte, não sabemos o que está “do outro lado” da mudança, e é por isso que a mente sonhadora iguala essa mudança com a morte.

Alguns especialistas também acreditam que sonhar com a morte de um ente querido pode refletir um medo semelhante de mudança, especialmente no que diz respeito às crianças alcançando objetivos e crescendo. Essas mudanças, indicam que a criança está crescendo e a mente dos pais começa a se perguntar para onde foi a versão mais jovem da criança. Esses sonhos de morrer, portanto, refletem uma espécie de luto pela passagem pela idade imatura.

Estudos também mostraram que aqueles têm entes queridos que se aproximam do fim da vida também têm sonhos destes. E muitas vezes também sonhamos com a presença reconfortante, falando, assistindo ou interagindo com um falecido. Isto sugere que existem assuntos inacabados na sua vida.

Sonhos sobre fazer um teste

Fazer um exame em seus sonhos pode revelar um medo latente do fracasso. Estudos também descobriram que sonhos dessa natureza são comuns.

Os exames são experiências estressantes nas quais você é testado para enfrentar suas lacunas. Sonhar em ser reprovado em um exame, chegar atrasado em um ou estar despreparado mostra que você se sente despreparado para os desafios da vida real.

Sonhos sobre infidelidade

Sonhar que seu cônjuge ou parceiro romântico está traindo você com outra pessoa pode ser extremamente angustiante. Em alguns casos, as pessoas até começam a se perguntar se o sonho pode realmente ser verdade. Sonhar que seu parceiro é infiel significa que isso pode acontecer? Ou que já está acontecendo?

Embora em alguns casos esses sonhos possam ser o reflexo de medos de tal infidelidade, especialistas acreditam que tais sonhos provavelmente não significam que seu cônjuge está traindo ou pensando nisso.

Em alguns livros de sonhos é dito que tais sonhos sobre infidelidade indicam problemas com confiança, lealdade e comunicação em um relacionamento. Se você ou seu parceiro traiu você em seu sonho, um de vocês não está conseguindo o que precisa desse relacionamento.

Sonhos sobre voar

Os sonhos de voar são experimentados por muitas pessoas. Eles podem ser emocionantes e até libertadores, mas às vezes podem ser bastante assustadores (especialmente para quem tem medo de altura). Estes sonhos geralmente representam dois lados muito diferentes. Por um lado, esses sonhos podem representar sentimentos de liberdade e independência. Por outro lado, eles também podem indicar um desejo de fugir ou escapar das realidades da vida.

Voar sozinho ocorre com mais frequência, e isso mostra o aspecto independente de voar. Mas, porque muitas vezes envolve sentimentos positivos de prazer, voar pode representar nossa sexualidade. Especialmente aspectos expressando liberdade de normas e restrições sociais.

Sonhos sobre a gravidez

Os intérpretes de sonhos muitas vezes sugerem que os sonhos sobre a gravidez representam desde a criatividade ao medo. Acredita-se que os sonhos de gravidez às vezes podem representar os medos de uma mulher de ser mãe despreparada.

Por outro lado, sugere que tais sonhos indicam que o sonhador está desenvolvendo alguma área de potencial ou aprofundando um relacionamento. Também pode significar tempos difíceis que se avizinham.

Conclusão

Então, o que você acha? Algumas dessas interpretações de sonhos parecem precisas? Caso contrário, não se preocupe, seus sonhos são únicos e altamente pessoais. Provavelmente, você não encontrará nada mais do que simples entretenimento em livros de interpretação generalizada e dicionários de sonhos.

Em vez disso, considere seus sonhos um reflexo de sua vida acordada, refletindo seus medos, ansiedades, desejos, esperanças e aspirações para o futuro. Considere o significado pessoal de seus sonhos. Com toda a probabilidade, as coisas que você vê em seus sonhos são provavelmente um reflexo das preocupações que você enfrenta em sua existência diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De acordo com a ciência, o que os sonhos significam?

Back To Top