skip to Main Content

            Para emagrecer é necessário aderir a uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Porém, muitas pessoas não gostam de praticar um exercício cansativo, por isso, a dica é optar por uma atividade divertida e que pode ser feita por qualquer pessoa como a zumba. Mas será que zumba emagrece? Entenda a seguir.

O que é a zumba?

            Zumba é uma atividade física que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias, como a salsa e o merengue. Esse exercício é inspirado, especialmente na dança latina criado pelo coreógrafo Beto Pérez, na década de 90.

O programa de exercícios recebeu mudanças em mais de 150 países, para se adequar a cada local.

VEJA TAMBÉM: O Crossfit emagrece? Conheça os benefícios


Zumba emagrece?

            Sim, zumba emagrece. Cada aula dura uma hora e pode queimar até mil calorias. Os exercícios são intervalados e de alta resistência para maximizar a queima de calorias, melhorar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal completamente.

            Em torno de três meses é possível perceber os resultados, pois, a queima de calorias de uma aula de zumba é de mil calorias. Os resultados, porém, variam do nível de intensidade do exercício e do preparo físico de cada um.

            Esse exercício é muito bom, pelo fato de fazer emagrecer de uma forma mais divertida, pois, os alunos perdem peso sem perceber, já que dançar é algo muito bom. A zumba pode ser praticada por qualquer pessoa e vale muito a pena, porque além de fazer emagrecer ainda oferece muitos outros benefícios.


Conheça todos os benefícios da zumba

Ajuda a fazer amigos – As coreografias são demonstradas pelos professores e feitas em grupo, todos os alunos participam e se integram e ajudam uns aos outros. Além das coreografias individuais, os instrutores fazem danças em linhas, círculos e batalhas.

Essa estratégia divide a sala em dois grupos, colocando um na frente do outro, permitindo a troca de lugares e melhor comunicação entre as pessoas.

Dá agilidade e equilíbrio – Além de melhorar a condição cardiorrespiratória, a zumba trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, melhorando os reflexos e o equilíbrio.

A mistura de movimentos em diferentes velocidades são as maiores responsáveis pela melhora da agilidade. A combinação de movimentos de um lado e do outro são fundamentais para o equilíbrio.

Ajuda na sensualidade – No início, as pessoas procuram a zumba porque buscam emagrecer, mas começam a gostar dos ritmos latinos, que falam sobre paixão e amor, criando um ambiente mais sensual.

Na zumba são realizadas coreografias de reggaeton, cumbia, merengue e salsa. Com o tempo, a pessoa vai ficando mais sensual por causa dos movimentos desse exercício.

Aumenta a autoestima – Essa modalidade física trabalha com diversão e energia positiva, não importa se você aprendeu as coreografias de primeira ou não, o essencial é interagir e não deixar de tentar. Isso causa o aumento da autoestima.

É muito comum no início os alunos sentirem vergonha por medo de errar ou por timidez. Mas de acordo com que as aulas vão acontecendo, as pessoas vão se soltando.

As coreografias são simples – A zumba pode ser feita até por pessoas que nunca dançaram na vida, pois, as coreografias são simples. O objetivo das aulas é criar um sistema de ginástica dinâmico, eficaz, divertido e excitante, e não uma aula de dança comum.

Não necessita de aparelhos – As aulas de zumba não precisam de equipamentos para ser feitas. A aula começa com um aquecimento e depois são intercalados os exercícios aeróbicos para o condicionamento cardiovascular e movimentos de dança que trabalham os músculos de maneira localizada.

VEJA TAMBÉM: Fit Dance emagrece? Conheça todos os benefícios

Mesmo sem aparelhos, a zumba é um exercício intenso e queima muitas calorias.

Fortalece as pernas e o bumbum – Na zumba, o corpo é trabalhado como um todo. Entretanto, os músculos dos membros inferiores (panturrilha, posterior de coxa, glúteo e quadríceps) são os mais trabalhados nessa modalidade, ajudando a fortalecer, especialmente, o bumbum e as pernas.

Os membros do centro do corpo (membros superiores, paravertebrais, oblíquos, lombar e abdômen) também são muito trabalhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zumba emagrece? Conheça todos os benefícios

Back To Top