skip to Main Content

Quando uma mulher fica grávida ela passa por diversas mudanças por causa dos hormônios. Uma gestação muda não só a barriga de uma mulher, mas também a visão, voz e até as unhas que podem ficar um pouco mais fracas.

Saiba as mudanças que ocorrem nas unhas durante a gravidez

Todas as mulheres não abrem mão de ficar lindas e saudáveis em todas as fases da sua vida, inclusive na gravidez. Para tirar todas as dúvidas das gestantes em relação às unhas aqui vão algumas explicações a respeito das mudanças que acontecem nas unhas durante os nove meses de gestação.

Mudanças que ocorrem nas unhas durante a gravidez

Para as mulheres que estão grávidas e já sentiram algumas mudanças nas unhas a dica é não se desesperar, pois, isso é normal e não é necessário deixar de ir a manicure durante esse período.

De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, diversas alterações nas pontas dos dedos na gravidez são consideradas fisiológicas, ou seja, são totalmente esperadas.

Geralmente, as unhas ficam sem brilho, fracas, podem descamar e crescem de forma mais lenta. Ainda de acordo com Lilia, essas alterações podem ocorrer em todo o período de gravidez ou apenas nos três primeiros meses.

Dicas para fortalecer as unhas na gravidez

Para fortalecer as unhas durante a gravidez, a dermatologista Lilia Guadanhim, indicou que a alimentação deve ser rica em proteínas.

Alguns alimentos ricos em proteínas são: carne vermelha, costela de porco, peito de peru, atum branco, salmão vermelho, linguado, tilápia, sardinha, queijo, ovos, leite, iogurte grego, grão de bico, leite de soja, feijão branco, feijão preto, entre outros.

Além da alimentação rica em proteínas, a especialista afirma que para fortalecer as unhas durante a gravidez é essencial adotar alguns hábitos como: hidratar as unhas e cutículas, usar removedores de esmalte em vez de acetona, evitar ficar com a mão muito tempo dentro da água e utilizar luvas quando for lavar roupas ou louça.

Em relação a pintura das unhas, Lilia disse que uma boa opção é alternar esmaltes escuros com claros, pois, os esmaltes claros exigem menos removedor, o que previne o enfraquecimento das unhas.

Esmaltes mais indicados na gravidez

Para as mulheres que têm histórico de alergias a esmaltes ou não se sentem confortáveis em utilizar qualquer fórmula, a dermatologista ensina que os esmaltes mais indicados na gravidez são os 5free, porque são livres de agentes alérgicos frequentes e, por isso, causam menos alergias. Todas as gestantes devem preferir os esmaltes 5free.

As gestantes devem evitar esmaltes fortalecedores, principalmente os que possuem em sua fórmula o formol, pois, além de não serem indicados na gravidez, deixam as unhas secas e ainda mais frágeis.

O mesmo vale para as unhas dos pés, já que as alterações são as mesmas encontradas nas unhas das mãos. Outra alteração que ocorre tanto nas unhas das mãos quanto na dos pés é a hiperqueratose, que nada mais é do que o espessamento da unha.

Unhas voltam ao normal após a gravidez

A dermatologista Lilia Guadanhim explicou também que a mudança na espessura das unhas pode acontecer apenas nos três primeiros meses ou em alguns casos durante toda a gestação e elas podem voltar a sua normalidade naturalmente em até 6 meses depois do parto.

Nesse período as mulheres devem optar pelos esmaltes 3free e 5 free que podem ser usados para evitar alergias, e na hora de buscar por essas fórmulas, basta conferir o rótulo do vidro do esmalte que vem indicando se é 3free ou 5 free.

A diferença principal entre esses dois tipos de produtos é que o esmalte 5free não possui resina de formaldeído e de cânfora em sua composição, o que diminui ainda mais o risco de reações alérgicas.

Portanto, se está grávida e as suas unhas estão fracas não se preocupe, pois, isso é natural durante a gravidez. A dica é não descuidar das unhas das mãos e dos pés durante a gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba as mudanças que ocorrem nas unhas durante a gravidez

Back To Top