skip to Main Content

Existem muitas dúvidas sobre como tomar anticoncepcional isso porque muitas pessoas acreditam em várias crenças populares sobre o assunto, entretanto, assim como qualquer medicamento é preciso ter consciência de como utilizar o mesmo.

                Sendo assim, é muito importante que tenhamos em mente exatamente como tomar o medicamento para que o mesmo mantenha seu poder de ação, lembrando que são vários os tipos de anticoncepcionais que existem sendo que cada um deles possui sua própria bula.

Saiba mais sobre a importância de tomar anticoncepcional corretamente

tomar anticoncepcional

                De fato, tomar anticoncepcional da forma correta é a melhor maneira de garantir o efeito completo dessa pílula anticoncepcional, sendo assim, para garantir o resultado é preciso sempre tomar ao menos 1 comprimido todos os dias.

                Algumas informações também são muito importantes, entre as mesmas: tomar anticoncepcional todos os dias no mesmo horário, sendo que é importante fazer isso até o final dessas cartelas em questão.   

VEJA TAMBÉM: 6 maneiras de acabar com espinhas e cravos

                Lembrando que ao atrasar um dia ou até mesmo 3 horas de atraso já não garante a eficácia da mesma, lembrando ainda que em geral a pílula realmente é composta de hormônios, sendo que ao receber alterações em seus valores, pode acabar fazendo com que ocorra mudanças no ciclo menstrual podendo trazer uma gravidez indesejada.

                É preciso ressaltar ainda que de fato, existem diversos tipos de pílulas, sendo que as mesmas acabam variando de acordo com sua própria composição, sendo assim, variam também o tempo de pausa, a existência de menstruação ou não e ainda o período de toma.

                Geralmente a mais comum acaba durando em torno de 21 dias, no entanto, também existem as pílulas de 24 e 28 dias, lembrando que a escolha deve ser feita por completo pelo próprio ginecologista de acordo com as características de cada pessoa.


Entenda como tomar anticoncepcional pela primeira vez

                Na verdade, as meninas/mulheres que desejam tomar anticoncepcional pela primeira vez, devem saber que o mesmo deverá ser iniciado justamente com o 1º comprimido sendo tomado no 1º dia da menstruação.

                Logo com o passar do tempo, é preciso continuar tomando comprimido uma vez por dia sempre no mesmo horário, isso deve ser feito até o fim da cartela, sempre tomando cuidado com as próprias orientações da bula que acompanha esse medicamento.

                Lembrando ainda que nos anticoncepcionais de 21 dias sempre deve ser feita uma pausa de 07 dias ao final de cada cartela, sendo necessário tomar novamente no 8º dia, isso deve ser feito mesmo que a menstruação ainda não tenha acabado ou mesmo que tenha terminado mais cedo.

                Porém, em relação as pílulas de 24 dias, é válido lembrar que a pausa sempre é de 4 dias, já nas pílulas de 28 dias não é preciso ter período de pausa.


Saiba qual é o melhor horário para tomar a pílula

                De fato, é importante entender que você pode tomar anticoncepcional em qualquer horário do dia, no entanto, deve-se sempre respeitar o horário escolhido, isso deve ser feito para que não diminua esse efeito.

                Entre as dicas mais importantes para não esquecer como tomar esse comprimido estão:

  • Sempre coloque um alarme em seu celular;
  • Procure andar com sua carteira de pílulas;
  • Crie uma rotina de toma de pílula para não se perder;

VEJA TAMBÉM: Como remover maquiagem e os melhores produtos para isso


Entenda o que fazer no caso de esquecimento de toma do anticoncepcional

                É importante saber sempre que ao esquecer de tomar anticoncepcional, o ideal é que você pegue a bula das pílulas e então leia a parte que fala sobre esquecimento, é importante seguir as informações da bula pois os remédios foram testados e funcionam exatamente conforme o indicado na mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual o melhor horário para tomar anticoncepcional? Aprenda a tomar corretamente

Back To Top