skip to Main Content

Saber os tipos de shampoo e como usá-los no dia a dia é muito importante para ter cabelos saudáveis, brilhantes e lindos. Para quem ainda não conhece todos os tipos de xampu, aqui vai uma lista com os mais conhecidos.

Tipos de xampu e como usá-los no dia a dia

tipos de xampu

Xampu translúcido – Esse shampoo pode ser usado diariamente e está entre o transparente e o leitoso. Esse produto é perolado. O shampoo translúcido também limpa o cabelo. Antes de usar o translúcido, use um antirresíduos ou transparente para um resultado melhor.

Xampu leitoso – É um produto de tratamento e tem uma aparência mais densa. Ele deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, após usar um antirresíduos. É indicado para cabelos oleosos e normais.

Xampu transparente – Esse xampu pode ter cor, mas ele é transparente. Não é um xampu antirresíduo, mas deixa os cabelos limpos e prontos para receberem o xampu indicado para cada tipo de cabelo. A maioria dos xampus transparentes é indicada para cabelos oleosos. Mesmo que tenha química no cabelo pode usar o transparente sem medo.

VEJA TAMBÉM: Refluxo: O que é e dicas para evitar

Xampu antirresíduos – Esse shampoo pode ser usado duas vezes por mês ou antes de fazer uma hidratação caprichada. Esse shampoo lava o cabelo profundamente, abre as cutículas para receber tratamento e as madeixas ficam rígidas e embaraçadas.

Xampu seco – Esse xampu é perfeito para ajudar as mulheres nos momentos críticos de oleosidade no cabelo ou ainda para quem dormiu muito tempo e não lavou o cabelo. O xampu seco refresca, revitaliza e deixa os cabelos limpos novamente. O xampu seco pode ser encontrado em diversas versões, são elas: normal, para dar volume, cabelos escuros, pós-química e anticaspa.

Dicas para usar o xampu corretamente

Lavar os fios – Use o xampu transparente uma ou duas vezes e enxágue bem, até perceber o cabelo limpo, quer dizer, mesmo molhado você esfrega um pouco e percebe que ele está ressecado.

Tratar o cabelo – O xampu translúcido ou leitoso deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo ou conforme a necessidade. Enxágue bem e aplique o condicionador no comprimento dos fios, evitando a raiz.

Hidratação profunda – A hidratação profunda deve ser feita da seguinte forma: xampu antirresíduos ou transparente, xampu de tratamento e uma máscara capilar que supra todas as necessidades dos seus fios.

Como lavar os cabelos corretamente

Molhe o cabelo com água fria e ponha uma pequena quantidade de xampu nas mãos. Aplique no couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos e não use as unhas. Faça movimentos circulares ou de vai e vem. Enxágue bem e repita o processo. Aplique o condicionador no comprimento, evitando a raiz. Faça movimentos de cima para baixo, espalhando bem o produto.

Aguarde o condicionador agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem sem deixar resíduos.

No dia que for fazer a hidratação nos fios, passe uma quantidade generosa da sua máscara de tratamento. Para potencializar ainda mais os efeitos do produto, ponha alguma vitamina ou óleo. Deixe agir pelo tempo indicado na máscara de tratamento e não deixe passar o tempo.

Depois de tudo isso, penteie os fios e espere secar naturalmente. Caso não tenha tempo de esperar secar os fios de forma natural, use um secador. Para proteger os cabelos, aplique um protetor térmico que evitará que as madeixas fiquem danificadas com o calor do equipamento.

Os cabeleireiros indicam não lavar os cabelos todos os dias, para eles o melhor é lavar os cabelos três vezes por semana. Entretanto, se for um xampu mais leve pode ser usado diariamente.

VEJA TAMBÉM: Xampu Anticaspa: Vantagens e formas de uso

            Portanto, agora que conhece os tipos de xampu e como usá-los, escolha a melhor opção para o seu caso e tenha cabelos lindos e saudáveis sempre. O cabelo bonito é muito importante na saúde e na aparência de uma pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tipos de xampu e como usá-los no dia a dia

Back To Top