skip to Main Content

Os exercícios físicos são fundamentais para o bem-estar, saúde e boa forma. Para as pessoas que buscam uma atividade física que pode ser praticada por todos, uma boa opção é o pilates. Conheça os diferentes tipos de pilates a seguir.

O que é o pilates?

tipos de pilates

            O pilates é uma atividade física que tem como objetivo trabalhar a mente e o corpo. Desde que se popularizou no Brasil, essa pratica ganhou adeptos de todas as idades, sendo mulheres e homens.

            O pilates conta com 6 modalidades diferentes: original, contemporânea, funcional, aérea, Power pilates e neopilates. Cada uma atendendo as necessidades específicas de cada pessoa.

VEJA TAMBÉM: O Crossfit emagrece? Conheça os benefícios

Diferentes tipos de pilates

Original – Essa modalidade de pilates segue exatamente os conceitos estabelecidos pelo seu criador, o alemão Joseph Pilates. Nesse tipo, no início chamado por ele de Contrologia, os exercícios são divididos entre: iniciante, intermediário e avançado.

Os praticantes vão passando por todos os níveis conforme vão avançando nas habilidades. Não dá para ir para o nível intermediário sem passar pelo iniciante.

Além dos movimentos para fortalecer a musculatura e melhorar a respiração e postura, os aparelhos usados também são os mesmos da época em que o exercício foi criado, como:  reformer, o small barrer e o cadillac.


Contemporânea – Uma das variações do pilates original é a contemporânea, que hoje é a mais utilizada no Brasil.

Os princípios dessa modalidade são: respiração, movimento, postura e consciência corporal definidos pelo criador Joseph Pilates, ou seja, são os mesmos princípios do pilates original.

O pilates contemporâneo não se limita somente aos aparelhos que eram usados no método padrão, pois, conta com novos acessórios, como: bola suíça, faixas elásticas e halteres.


Funcional – Uma das principais características do pilates funcional é a individualização do praticante, ou seja, ele cria uma série de exercícios personalizada levando em conta cada perfil, objetivo e condicionamento.

A diferença dessa modalidade é a presença de exercícios que aumentam a frequência cardíaca ao mesmo tempo que trabalham equilíbrio, postura e disposição física.


Aéreo – Essa versão de pilates possui exercícios feitos com o praticante suspenso no ar, totalmente ou parcialmente. O pilates aéreo conta com aparelhos clássicos, com a ajuda de um balanço próprio para a pratica, o chamado Columpio.

Por exigir muita força e esforço das pessoas, ele é mais indicado para quem busca uma atividade aeróbica para definir o corpo ou que goste de se exercitar com tarefas mais desafiadoras que lembram aulas de circo.


Power Pilates – Dentre as diversas modalidades da atividade, o Power Pilates aparece como o substituto perfeito da musculação.

Isso acontece porque, além de todos os benefícios corporais já conhecidos na versão original, ele dá mais condicionamento físico e queima as calorias e sem muito descanso.


Neopilates – O Neopilates foi criado no Brasil pela fisioterapeuta Amanda Braz. Ele é considerado o mais desafiador, dentre todos os tipos dessa prática física.

Isso é porque ele conta com exercícios intensos que trabalham força muscular, flexibilidade e equilíbrio ao mesmo tempo para queimar mais calorias.

Benefícios do pilates

1. Aumenta a resistência física – O pilates trabalha vários músculos ao mesmo tempo e com isso a resistência física aumenta.

2. Tonifica o corpo – A pratica de pilates deixa o corpo todo tonificado e a flacidez desaparece.

3. Aumenta a flexibilidade – A flexibilidade varia de cada pessoa, mas quanto mais praticar o pilates, mas flexível a pessoa fica.

4. Corrige problemas de postura – O pilates oferece exercícios de reabilitação que atuam nessas áreas, além de exercícios de alongamento e flexibilidade que ensinam à coluna, qual a melhor postura para ser aplicada no dia a dia.

5. Menor atrito nas articulações – O pilates possui exercícios que não causam muito atrito nas articulações.

6. Melhora a respiração – Os exercícios de pilates ensinam aos praticantes a respirar melhor, pois, controlar a respiração é essencial para potencializar o efeito dos movimentos depois da atividade.

7. Promove o bem-estar – O pilates causa harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, ajudando a evitar ou diminuir o estresse. Dando assim um bem-estar total.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre depilação egípcia ou depilação com linha

8. Faz perder peso – Praticar pilates faz com que a pessoa perda muito peso de forma saudável.

9. Melhora o sono – Como toda atividade física, o pilates melhora o sono, se tornando ideal para quem sofre com insônia e outros distúrbios do sono.

10. Aumenta a disposição e relaxa – Praticar pilates aumenta a disposição e relaxa. Além de ser uma atividade boa para todas as idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diferentes tipos de pilates e seus benefícios

Back To Top