skip to Main Content

            O teste de gravidez pode ser feito de duas formas, são elas: teste de farmácia e teste de sangue. Embora o teste de gravidez de farmácia seja o mais procurado, o exame de sangue ainda é o mais confiável.

Teste de gravidez: Tipos e funcionamento

teste gravidez tipos

Teste de farmácia – Nas farmácias é possível encontrar uma diversidade de testes de gravidez à venda. Porém, todos funcionam da mesma maneira. Os testes de gravidez de farmácia funcionam da seguinte maneira: Eles detectam a presença e não a quantidade do hormônio beta HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina da mulher.

            O hormônio HCG é produzido pela placenta somente quando a mulher está grávida e atua na implantação do embrião, tendo papel essencial na manutenção da gravidez.

            O preço do exame de gravidez da farmácia custa entre R$10 e R$50, valores apurados em abril de 2018, depende da marca. Antes de comprar o teste veja a data de validade, o local onde o produto está armazenado e se o lacre foi mexido. Todos esses cuidados são porque se o teste entrar em contato com a umidade e com o calor pode influenciar o resultado.

VEJA TAMBÉM: Trabalho de parto: Tudo o que você precisa saber

            Várias mulheres correm para fazer o teste logo após ter relações sexuais sem proteção. Entretanto, isso não é a melhor conduta. O indicado é fazer o exame quando a menstruação está atrasada no mínimo um dia. Ou esperar por um tempo de uma a duas semanas após o atraso, pois, algumas grávidas podem ter uma concentração muito pequena de beta HCG durante os primeiros dias de gestação.

            Quando for fazer o exame, siga à risca todas as orientações descritas na bula. Não ponha mais urina no pote ou deixe o teste em contato com ela por mais tempo do que o necessário.  Outra dica é fazer o teste de gravidez com a primeira urina do dia, pois o hormônio é mais concentrado e será identificado com mais facilidade.

            Se a fita branca tiver somente uma marcação o resultado é negativo, se aparecer dois riscos, o exame deu positivo. Caso não apareça nenhum desses resultados, o teste está quebrado e precisará comprar outro.

            Pode também acontecer de um exame da farmácia dar negativo e mesmo assim a mulher está grávida, por isso, é essencial também fazer o exame de sangue.

Exame de sangue – O exame de farmácia é o mais prático pelo fato de qualquer mulher poder comprar e fazer em casa ou no local que desejar. Já o exame de sangue é o mais confiável porque só pode ser feito em laboratórios.

            A precisão do exame de sangue é de 99%. Ele mostra a presença e a quantidade do hormônio beta HCG presente na mulher, permitindo assim a estimativa do tempo de gravidez. Algumas clínicas não pedem agendamento e nem prescrição médica para sua realização. Esses são os casos em que a mulher paga o exame e não usa o plano de saúde.

            Se a gravidez for confirmada pelo teste de farmácia ou pelo exame de sangue, a mulher deve marcar uma consulta com um ginecologista para acompanhar a gestação e garantir a sua saúde e a do bebê.

Teste de gravidez com pasta de dente

            Um teste de gravidez que é diferente, mas parece eficaz é o feito com pasta de dente. Para fazer esse teste siga os passos: Pegue um copo limpo e transparente de vidro ou de plástico. Em seguida pegue a pasta de dentes branca e misture com uma quantidade equivalente da sua urina.

            Misture bem até que a mistura fique homogênea, se quiser misture com algum objeto descartável, mas ele deve estar limpo. A quantidade mínima de urina e de pasta de dentes é de dois dedos. Aguarde um tempo sem mexer na mistura. Quando passar pelo menos três minutos e no máximo cinco, já poderá ver se está grávida ou não.

VEJA TAMBÉM: Cinta pós-parto: Vantagens e desvantagens do uso

Se a mistura ficar espumosa e com uma coloração que vai do verde para o azul, você está grávida. Se a mistura tiver normal com a cor branca ou transparente e não estiver espumando, você não está grávida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste de Gravidez: Tipos e funcionamento

Back To Top