skip to Main Content

As mulheres que têm uma vida amorosa normal, mesmo tomando anticoncepcional podem se deparar com a dúvida de estar ou não grávida e para resolver esse impasse a maioria vai até uma farmácia e compra um teste de gravidez.

Os testes de gravidez são vendidos em todas as farmácias do Brasil, eles estão disponíveis em diferentes marcas e com preços variados.

Teste de farmácia como funciona? Ele é realmente confiável?

O teste de farmácia é um dos métodos mais fáceis para se descobrir se está grávida ou não. Esse exame é bem fácil de fazer, basta fazer xixi no teste, esperar alguns minutos e vê o resultado de acordo com as instruções da embalagem.

Embora muita gente acredite mais no exame de sangue para descobrir que está grávida, especialistas garantem que o teste de farmácia tem eficiência maior do que 99%. Isso ocorre porque o exame mede, na realidade, o que os médicos chamam de beta HCG, que consiste na fração do hormônio gonadotrofina ceriônica humana (HCG), que é produzido durante a gravidez.

HCG

De acordo com especialistas, é esse o hormônio que dá origem à placenta, à medida que a gravidez vai se desenvolvendo. Ele já é detectável na urina, assim como no sangue, a partir do momento em que o embrião é implantado no útero, quer dizer, cerca de cinco dias depois da fecundação.

Após esse período a quantidade do hormônio HCG no organismo da gestante dobra a cada 48 horas. Por exemplo, no final da terceira semana de gravidez, o hormônio costuma estar em 15mUl/mL e sobe para em torno de 30mUl/mL após dois dias. A quantidade desse hormônio pode variar de acordo com o organismo de cada mulher.

Como o teste de farmácia funciona?

Muitas mulheres se perguntam como aquele simples teste de farmácia pode detectar o hormônio HCG na urina, é importante saber que o mecanismo é bem inteligente. Na realidade, o que ocorre é que esses testes de gravidez comprados na farmácia contam com uma fita de papel que contém anticorpos detectores do hormônio HCG.

Quando o hormônio é encontrado na urina, o teste de farmácia denuncia sua presença por meio de símbolos, que podem ser “+ ou -”, ou apenas fitas paralelas. No caso dos testes digitais o resultado é mais claro, pois, aparecem no visor as palavras “grávida” ou “não grávida”.

No caso do teste das fitas, quando o mostrador indica apenas uma listra quer dizer que o teste deu negativo e que a mulher não está grávida. Quando a segunda listra aparece, significa que a mulher está esperando um bebê.

Resultado incerto

Existe também a possibilidade da segunda listra aparecer, mas bem fraquinha. Neste caso, significa que pode estar grávida, mas que a gestação está bem no comecinho. Se isso ocorrer e se ainda estiver em dúvida, o mais indicado é repetir o teste entre dois a sete dias. Como os níveis de HCG sobem muito rápido na gravidez, depois desse intervalo o resultado vai ser mais certeiro.

O teste de farmácia é confiável?

Em relação a eficácia dos testes de farmácia, qualquer um deles dá um resultado confiável a partir da 4ª semana de gestação. Se a gravidez é planejada e a mulher quer saber se já chegou esse período para fazer o teste, ela pode contar quatro semanas depois do primeiro dia de sua última menstruação. Porém se o ciclo for irregular, a dica é fazer o cálculo cerca de 14 dias depois da concepção.

Para que o resultado do exame seja mais confiável, o melhor é esperar pelo primeiro xixi da manhã, pois, especialistas afirmam que nesse horário existe uma concentração maior de HCG na urina, o que garante um resultado mais eficiente.

Portanto, os testes de farmácia são muito eficazes e quase sempre acertam. Entretanto, se quiser garantir se está ou não grávida, o melhor é fazer um exame de sangue no hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste de farmácia como funciona? Ele é realmente confiável?

Back To Top