skip to Main Content

O sangramento fora do período menstrual pode ser considerado normal quando acontece depois de exames ginecológicos e mudança no contraceptivo, não sendo necessário tratamento e não indicando qualquer problema de saúde.

Na maioria dos casos, o sangramento fora do período menstrual corresponde ao spotting, chamado também de sangramento de escape. Sangramento de escape é um pequeno sangramento que pode acontecer entre os ciclos menstruais e dura em torno de 2 dias.

            Entretanto, um pequeno sangramento fora do período menstrual também  pode ser sinal de gravidez quando surge 2 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido, por exemplo, ou pode ser sintoma de pré-menopausa quando acontece em mulheres com mais de 40 anos.

VEJA TAMBÉM: Fit Dance emagrece? Conheça todos os benefícios

Sangramento fora do período menstrual: o que pode ser?

Exames ginecológicos – Alguns exames ginecológicos são invasivos como o papanicolau. Por isso, é muito normal haver pequeno sangramento, não sendo preciso qualquer tratamento.


Infecções – As infecções causadas por parasitas, bactérias ou fungos, podendo ser até mesmo uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), sendo nesses casos também observado sangramento após a relação sexual.

Dependendo do tipo de infecção o médico pode prescrever o uso de medicamentos para combater o problema.


Problemas na tireoide – Quando há desregulação na produção de uma série de hormônios, podem acontecer sangramentos fora do período menstrual.

Para diminuir os sintomas relacionados a problemas na tireoide é indicado aumentar a ingestão de alimentos com selênio, zinco e iodo para regular a tireoide.


Síndrome do ovário policístico – Essa síndrome é caracterizada pela presença de vários cistos no ovário, por causa de um desequilíbrio hormonal, no qual o tratamento deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista, sendo normalmente recomendado o uso de anticoncepcionais.


Pólipos uterinos – São mais comuns nas mulheres na menopausa e correspondem ao crescimento excessivo de células da parede interna do útero.

Nem sempre esse problema precisa de tratamento, apenas quando houver suspeita de malignidade.


Mudança no contraceptivo – Essa mudança é considerada uma causa normal de sangramento fora do período menstrual, por isso, a dica é aguardar até que o corpo se acostume.

Se o sangramento continuar, é preciso ir a um ginecologista para que seja feito exame para saber se a causa do sangramento é de fato a mudança do método contraceptivo.


Estresse – Quando a mulher fica estressada pode acontecer desregulações hormonais, porém, pode ser resolvido com a prática de exercícios físicos e da aromaterapia. É possível encontrar outras formas para tratar o estresse.

            Outras situações também podem causar o sangramento fora de época como: gravidez ectópica e o câncer de útero. Para não confundir o sangramento fora de tempo com a sua menstruação, é indicado saber quando o seu período começa.


Quando ir ao médico

            As mulheres têm dúvidas de quando ir ao médico quando ocorre o sangramento fora do período menstrual. As situações indicadas para ir a um médico são:

  • Aparecimento de sangramento vaginal durante a menopausa;
  • Ocorrência de sangramento excessivo após uma relação sexual;
  • O sangramento de escape, mesmo que pouco e dura mais de 3 dias;
  • Surge sangramento de escape excessivo por mais de 3 dias;
  • Acontece sangramento fora do período menstrual.

            Em todos esses casos o médico poderá realizar exames de diagnóstico como a colposcopia, ultrassonografia ou o papanicolau para avaliar o sistema reprodutor feminino e descobrir se existe algum problema que está causando o sangramento. Iniciando assim, o tratamento mais adequado, caso precise.

VEJA TAMBÉM: Diferentes tipos de pilates e seus benefícios

            Procure um especialista de confiança e faça todos os exames que ele prescrever. Caso tenha algum problema grave, comece a se tratar o quanto antes, pois, a saúde é muito importante.

            Portanto, o sangramento fora da época da menstruação pode ser causado por várias coisas, por isso, é essencial buscar um médico para saber o que está acontecendo realmente com o seu corpo e assim evitar problemas de saúde futuros.

Cuide do seu corpo, porque ele é sua responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sangramento fora do período menstrual: O que pode ser?

Back To Top