skip to Main Content

Depois do almoço, durante uma TPM ou no fim do dia, dá uma vontade de comer um doce, não é? São diversos momentos durante o dia que parece que pedem para serem acompanhados por um doce. Veja como reduzir a vontade de comer doces a seguir.

O problema é que depois que a gente come, o prazer que sentimos é tão grande que fica difícil de parar.

5 alimentos para ajudar a reduzir a vontade de comer doces

O problema de comer doces é que normalmente o seu consumo é em excesso. Comer doce é algo normal e pode ser saudável, mas algumas pessoas acabam tendo dificuldades de conseguir se controlar.

Quando em excesso, o doce pode prejudicar a saúde e também a dieta, precisando evitar.

Evitando açúcar

Quando a gente come um doce, o nosso cérebro fica cheio de dopamina, o que achamos que estamos com uma sensação de bem-estar, deixando o corpo com a sensação de que ao comer o doce, estamos ganhando alguma recompensa. Por isso, muitas vezes, ao comer um doce nos sentimos mais felizes.

VEJA TAMBÉM: De ex-vigilante a manicure: veja a história do homem que está vencendo a depressão

O açúcar traz essa sensação em uma escala pequena, mas suficiente para que consigamos sentir. Quando essas áreas de recompensa são ativadas, a vontade é de continuar repetindo esse comportamento para conseguirmos ganhar mais dopamina, o que faz com que muitas pessoas desenvolvam uma compulsão por doces.

Canela

reduzir vontade comer doces

A canela, junto com outros fatores para controlar a glicemia, consegue ajudar no nível de glicose no sangue. Quando estamos com a glicemia baixa, acabamos ficando com fome e também com vontade de comer doce, o que gera um ciclo vicioso.

Quando a pessoa come, tem o aumento de açúcar no sangue, o que vai gerar também o ato de reduzir a glicemia.

Os carboidratos simples, como os que estão nos doces que comemos, acabam aumentando rapidamente a glicemia, gerando picos de insulina. Assim, com uma baixa glicose no sangue, há mais vontade de comer doce, ficando difícil de controlar. Ao comer a canela, é possível contribuir para que esse feito ruim aconteça.

Aveia

reduzir vontade doce

A aveia é um dos cereais que consegue estimular a saciedade, pois é rico em fibras. Ele melhora também o funcionamento do intestino, o que faz com que a aveia seja digerida lentamente, demorando mais tempo para o estomago ficar vazio, aumentando também o açúcar no sangue.

Oleaginosas

reduzir vontade doces

As sementes como nozes, amêndoas, castanhas são ricas em gorduras do tipo insaturadas, que são muito boas para a saúde cardiovascular, além de contar com fibras alimentares, deixando que o estomago se esvazie também mais lentamente, sem gerar o pico de glicemia.

A dica é conseguir misturar essas sementes com as sobremesas que iriam elevar a glicemia.

Banana e Tâmaras

banana e tamara

De acordo com nutricionistas, a banana e a tâmara possuem triptonafo, um aminoácido que é importante para produzir a serotonina. Essa substância é relacionada com a nossa sensação de bem-estar e de prazer, o que consegue atuar positivamente na questão do estresse e também para reduzir a ansiedade.

As duas frutas apresentam um sabor também mais doce, o que deixa ela uma boa substituição para a hora de comer algum alimento mais doce. Conseguindo também ter alternativas de doces em que elas podem ser comidas, são dois alimentos que conseguem contribuir para o momento que der uma vontade de comer doce.

Assim, existem alimentos que conseguem contribuir para que o organismo perceba que não está precisando de doce. O problema é que em muitos casos, a compulsão pelo doce é que é o maior problema.

VEJA TAMBÉM: Arrase nas baladas com as unhas fibra de vidro

Precisa passar por uma reeducação, entendendo como a questão do doce está ligada a uma sensação de recompensa, trabalhando melhor a relação com a comida dessa maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 alimentos para ajudar a reduzir a vontade de comer doces

Back To Top