skip to Main Content

Quem é mulher sabe como é terrível ter que lidar com as dores da cólica menstrual todos os meses. A alimentação e mais alguns cuidados conseguem ajudar a aliviar as dores, além de algumas receitas de chá que são poderosos aliados no alívio da dor.

Receita de chá para dores menstruais

Veja também:Receita caseira para shampoo natural

Não se esqueça de que para ter benefícios para a saúde, os chás não devem ser tomados de maneira exagerada. A dica é sempre tomar no máximo 2 xícaras ao dia, por isso dá para escolher o chá da sua preferência para tomar sem medo.

Vamos te mostrar algumas dicas e receitas de chá para cólica que vão ajudar a diminuir os sintomas causados durante ou próximo do período menstrual. Confira as nossas receitas de chá para dores menstruais:

# Chá de orégano

O orégano é um ótimo ingrediente para aliviar as cólicas menstruais. Como ele possui uma ação diurética e sudorífera, consegue eliminar as toxinas do nosso organismo. Isso faz com que as cólicas sejam reduzidas, mas também as dores de cabeça que acabam aparecendo quando se menstrua. O chá de orégano pode ser tomado o mês todo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de chá de orégano

Modo de preparo

Ferva a água e quando levantar a fervura, desligue o fogo e acrescente o orégano. Mexa bem e coloque em uma caneca, deixando tampada por 5 minutos. Depois é só tomar.

# Chá de calêndula

As flores de calêndula possuem flavonoides, óleos essenciais e glicosídeos amargos na sua composição. Por conta disso, possui uma ação anti-inflamatória, o que ajuda bastante a diminuir as cólicas menstruais. É um ótimo desinfetante, desintoxicante, adstringente, cicatrizante, antisséptico e hemostática. O chá de calêndula traz melhores resultados quando se toma 10 dias antes de menstruar.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sobremesa de flores de calêndula

Modo de preparo

Ferva a água e quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as flores de calêndula. Mexa bem e tampe deixando por 10 minutos, depois é só coar e tomar.

# Chá de folha de laranjeira

As folhas de laranjeira são muito boas para preparar chás para diversos motivos, mas principalmente para o período menstrual. Ele tem um efeito muito bom contra a dor e consegue ajudar no combate do estresse do organismo, fazendo também com que a qualidade do sono seja melhorada. O chá de folha de laranjeira pode ser tomado 3 dias antes da menstruação.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de chá de folha de laranjeira

Modo de preparo

Ferva a água e quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de laranjeiras já picadas. Mexa bem e coloque em uma caneca, tampando e esperando até ficar morno. Depois é só coar e tomar.

# Chá de camomila

Essa é uma planta muito utilizada em chás para acalmar as pessoas. É uma ótima forma de aliviar as dores das cólicas menstruais, pois estimula a produção da glicina, o aminoácido que reduz os espasmos musculares. Isso faz com que o útero fique relaxado, além de diminuir o estresse. Dá para tomar todos os dias, principalmente durante o período menstrual.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sobremesa de flores de camomila

Modo de preparo

Ferva a água e quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as flores de camomila. Mexa bem e coloque em uma caneca, tampando e esperando 10 minutos. Depois já dá para tomar.

# Chá de gengibre

O gengibre possui ações anti-inflamatórias, sendo muito positivo no combate das cólicas menstruais. Ele é um analgésico também, ajudando a diminuir a dor, por isso é uma excelente dica. Dá para tomar ele durante todo o mês.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sobremesa de gengibre ralado

Modo de preparo

Ferva a água e quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o gengibre. Mexa bem e coloque em uma caneca tampada por 10 minutos. Depois é só coar e tomar.

Junto ao uso de chás, busque se deitar de barriga para baixo, além de consumir alimentos naturais que sejam anti-inflamatório e fazer alguns exercícios físicos leves, com a orientação de profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de chá para dores menstruais

Back To Top