skip to Main Content

Muitas mulheres podem se sentir incomodadas com as rachaduras nos pés, algo que é bem comum. As causas para isso podem ser diversas, mas muita gente acaba não sabendo ou não compreendendo que elas podem ser um problema de saúde bem grave, caso não seja bem cuidada e resolvida.

Não é apenas uma questão estética, visto que as rachaduras nos pés também podem trazer outros problemas. Entendendo melhor a causa desse problema e também aprendendo que outros problemas de saúde eles podem causar. Além disso, veja quais são os principais tratamentos para as rachaduras nos pés.

Causas das rachaduras nos pés

rachaduras nos pes

São diversos fatores que acabam contribuindo para que a pele dos pés fique mais espessa e ressacada, o que causa as rachaduras.

Usar muitos calçados abertos, além do excesso de peso podem contribuir para o seu aparecimento. Nas mulheres que já passaram pela menopausa, também podem contar com esse problema, além de psoríase e micose.

VEJA TAMBÉM: Plus size: aprenda a escolher o tipo ideal para cada tipo de corpo

Mesmo sendo tratado unicamente como um problema estético, visto que a rachadura incomoda e deixa os pés com uma aparência diferente, essas rachaduras também podem trazer outros problemas de saúde.

A dor e a alteração na forma de pisa são um dos problemas que as rachaduras podem causar, o que gera como consequência problemas na coluna e na bacia. Também pode ser um problema que deixe entrar infecções bacterianas.

Tratamentos para rachadura no pé

Como é um problema que pode ser causado por outas questões, é importante para saber que tratamento fazer, descobrir o que está causando as rachaduras.

Assim, afastando as doenças como micoses ou psoríase, fazendo o tratamento adequado para esses casos específicos. A indicação geral é de hidratar bastante a pele dos pés.

Quando a pessoa usa muito calçado aberto, a dica é mudar um pouco esse hábito, usando mais calçados fechados por um tempo. Caso o problema seja por excesso de peso, é importante buscar uma adequação do peso e mudar alguns hábitos para que pare de ressecar os pés.

Assim, a prevenção também consegue ser a melhor opção para evitar que o problema surja. Dessa maneira, é possível evitar que incômodos que os pés rachados podem causar apareçam antes que eles sejam um problema.

Para evitar que o pé volte a ficar ressecado ou comece a ficar, é importante hidratar a pele do pé, sendo essa a melhor maneira de prevenção disponível.

A dica também é saber que as rachaduras não vão sumir com esse tipo de tratamento, por isso, a recomendação para quem está com problemas de rachaduras nos pés, é buscar a orientação de um médico dermatologista.

Cuidados diários

Para cuidar diariamente dos pés, não é difícil, mas é preciso colocar isso como parte da rotina de cuidados. Assim, buscar um sabonete hidratante para lavar os pés para evitar que eles acabem ficando ressecados.

Outro ponto importante, depois de lavar os pés é necessário secar muito bem, ainda mais entre os dedos. Esse é um local que ao ficar molhado pode trazer infecções, como micoses, cândidas.

Em relação a hidratação, existem diferentes cremes que são adaptados para os cuidados dos pés e para os seus diferentes tipos.

Para quem tem algum problema de circulação também, aquecimento, ressecamento, vai encontrar no mercado produtos que vão ser adaptados para esses casos.

VEJA TAMBÉM: Pilates emagrece? como funciona? Qual o melhor período para se começar

Na hora de hidratar os pés, a dica é fazer uma massagem com um creme, fazendo com que haja o retorno venoso, o que também vai melhorar o tônus da pele.

Esses cuidados conseguem evitar que o ressecamento apareça, deixando o pé mais bonito e evitando problemas futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rachaduras nos pés: por que ocorre e como e como preveni-las

Back To Top