skip to Main Content

Praticar um exercício físico é fundamental para manter a boa forma e a saúde. Entre os exercícios mais requisitados está pular corda. Entretanto, muitas pessoas têm dúvida se pular corda emagrece de verdade. Confira a seguir!

Pular corda emagrece?

pular corda emagrece

            Sim, pular corda emagrece, elimina a barriga e queima calorias, deixando o corpo esculpido. Somente 30 minutos deste exercício torna possível perder até 300 calorias e tonificar as coxas, abdômen e bumbum.

            Para iniciar esse exercício é preciso comprar uma corda e um tênis que absorva o impacto para proteger as articulações. É necessário ainda ter o cuidado de não pular corda em cima da grama, para não cair em buracos e no asfalto.

VEJA TAMBÉM: O que é e como funciona a blindagem capilar

            O lugar perfeito para pular corda é em cima de tapetes, em pisos de madeira ou em um piso emborrachado.

            O emagrecimento ocorre quando o exercício com corda é complementado com uma alimentação equilibrada e saudável. Como pular corda é uma atividade física completa e prática, à medida que ela é feita o metabolismo é acelerado, favorecendo a perda de calorias e causando o emagrecimento saudável.

Dicas e cuidados

Escolha a corda ideal – É possível encontrar no mercado cordas de todos os tamanhos e tipos, a escolha entre elas deve ser individualizada. Especialistas dizem que existe um truque para adequar o tamanho da corda a você.

Segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés juntos, estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, perto das axilas. Se cumprir esse padrão, a corda tem o tamanho ideal para você.

            A corda ideal para os iniciantes é a confeccionada com material leve como as de nylon. Cordas de couro, sisal e de aço revestido com tecido também são boas, porém são mais pesadas. As cordas mais pesadas são indicadas para os atletas mais experientes.

Roupas e tênis – O uso de um bom tênis e roupas confortáveis e arejadas é essencial para a pratica desse exercício. Uma boa dica é usar tênis específicos para esportes que têm pulos como o basquete. As roupas precisam permitir a evaporação do suor e serem confortáveis.

Espaço – Se vai começar a pular corda em casa, escolha um cantinho fresco e sem objetos que possam bater em você. O espaço não precisa ser grande. Tenha cuidado com o teto que deve ser alto.

Aquecimento – Antes de iniciar o exercício, aqueça o corpo com pulinhos sem a corda por um ou dois minutos. Para aquecer os braços, faça o movimento de giro com a corda por cima da sua cabeça, batendo a corda e passe por cima dela sem pular.

Comece a pular corda – O iniciante deve respeitar seu ritmo. O indicado é começar pulando um minuto e ficando um minuto descansando. Faça isso, por cerca de 12 minutos. Pratique esse exercício de três a cinco vezes por semana e intensifique o treino uma vez por semana.

Progrida no treino – Você pode modular o seu exercício de três maneiras: pela quantidade de saltos, pela velocidade ou pelo tempo. Lembrando que a progressão do treino deve ser feita uma vez por semana.

Benefícios em pular corda

            Esse exercício é aeróbico e completo, já que estimula a musculatura e os sistemas respiratório e cardiovascular. Aqui vão alguns benefícios dessa atividade.

Ajuda a emagrecer;

Melhora a capacidade cardiorrespiratória;

Desenvolve o equilíbrio, agilidade e coordenação motora;

Dá a sensação de bem-estar

Queima calorias;

Tonifica a musculatura;

Melhora o condicionamento físico.

VEJA TAMBÉM: Massagem modeladora funciona? Elimina celulite?

            Assim como todos os demais exercícios, pular corda faz emagrecer se for acompanhada de uma alimentação saudável. Esse exercício pode ser praticado por pessoas de todas as idades e tanto em casa como em uma academia. Antes de iniciar essa atividade é importante procurar um médico para saber se não tem problema em você iniciar esse exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular corda emagrece? Cuidados e dicas com a prática desse exercício

Back To Top