skip to Main Content

Pode fazer exercício menstruada? Essa é uma interrogação na vida de muitas mulheres que fazem exercícios regularmente ou estão pensando em iniciar uma atividade física.

Pode fazer exercício menstruada?

exercicio menstruada

            Fazer exercício físico menstruada não faz mal, desde que a mulher se sinta confortável com a pratica. Algumas mulheres acham que praticar exercícios físicos menstruadas pode ser ruim, porém, dependendo do dia, pode até trazer resultados positivos para o corpo, aliviando, inclusive, as cólicas.

            A menstruação é constante na vida de uma mulher, por isso, é fundamental saber adaptar a intensidade e o nível de exercícios em cada fase do ciclo, com isso não sentirá incômodos e alcançará resultados satisfatórios no treino. Os exercícios físicos aliviam as cólicas e as dores de cabeça.

VEJA TAMBÉM: Dormir com sutiã faz mal? Saiba o que é mito

            Quanto tiver fazendo seus exercícios físicos nesse período e se sentir mal, o indicado é dar uma parada ou maneirar na intensidade das atividades.

Melhores exercícios para fazer menstruada

Exercícios aeróbicos – Os exercícios aeróbicos aliviam as cólicas, diminuem o inchaço e auxiliam no controle das alterações de humor. Por serem atividades que liberam endorfina, também dão a sensação de tranquilidade e bem-estar, além de serem muito bons para acabar com a dor de cabeça, pois, aceleram a circulação do sangue.

Yoga – As técnicas de respiração e relaxamento presentes na yoga aliviam a tensão e o estresse, acalmando o sistema nervoso por causa do aumento do fluxo sanguíneo.

Os alongamentos também mexem no abdômen e diminuem as dores das cólicas menstruais. Durante o período, evite fazer posições invertidas, porque o apoio nos ombros ou cabeça pode aumentar muito o fluxo menstrual.

HIIT – O treino intervalado de alta intensidade permite acessar fontes de energia como glicogênio e carboidratos, suprindo as baixas nos níveis de estrogênio e progesterona que ocorrem durante a menstruação e deixando mais fácil o desempenho durante o treino.


Cuidados ao praticar exercícios durante a menstruação

            Caso sinta cólicas muito fortes ou muito cansaço durante as atividades físicas, o ideal é diminuir a intensidade do treino e fazer exercícios mais leves. Se mesmo nas atividades mais leves você continuar sentindo incômodos, especialistas recomendam tirar alguns dias para descansar.

            Alguns exercícios muito bons para fazer durante esse período são a bicicleta e a caminhada que têm baixo impacto e não vão incomodar.

            Se o seu medo em malhar nesses dias é de marcar a roupa com o absorvente, fique tranquila. A dica é usar um absorvente tradicional, interno ou um coletor, mas deve escolher o tamanho e modelo ideais para você e para o tipo de atividade que vai praticar.

            A medicina já comprovou que na segunda metade do ciclo a produção de progesterona é maior, influenciando no metabolismo de gordura, tornando a queima mais eficaz. Quer dizer, correr na TPM é sinônimo de felicidade e quilos a menos.

            De acordo com especialistas, durante a menstruação, cerca de 70% das mulheres alcançam um desempenho igual ou melhor nos exercícios físicos. Em 30% acontece uma diminuição do desempenho. Essa diminuição refere-se especialmente às atividades de longa duração.

            Em atividades físicas de velocidade, observa-se uma melhora no ciclo. Em relação à parte psicológica, devem-se admitir maiores prejuízos, já que o sangramento é tido como um inibidor do desempenho, embora a perda de sangue não afete a capacidade de se exercitar.

            A influência dos exercícios físicos na menstruação depende do tipo de treinamento, do grau da pratica da atividade e de sua intensidade. Mulheres que praticam uma atividade regularmente se queixam menos de distúrbios que as mulheres que não fazem exercícios.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre amamentação: Benefícios e dúvidas

            Em quase todas as mulheres, o exercício físico não influencia na menstruação. Porém, quando surgem dores menstruais mais fortes, especialistas aconselham tomar cuidado ou mesmo limitar a prática, principalmente, nos primeiros dias.

            Portanto, praticar exercícios físicos no período menstrual só faz bem. Entretanto, devido ao sangramento, muitas mulheres ficam envergonhadas de fazer uma atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode fazer exercício menstruada? Especialistas respondem

Back To Top