skip to Main Content

Nos dias de hoje, as mulheres têm diversas opções para evitar uma gravidez indesejada. Além dos métodos contraceptivos já conhecidos, outra alternativa é a pílula do dia seguinte, também conhecida como anticoncepcional de emergência.

Pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência?

Como já foi dito, a pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência é a mesma coisa. Os contraceptivos de emergência são chamados de pílula do dia seguinte. Eles foram criados exatamente para isso, para serem usados na manhã seguinte à noite quando alguma coisa saiu diferente do planejado.

Acidentes ocorrem em todas as épocas da vida e com o sexo não é diferente. Eles podem dar a qualquer mulher uma segunda oportunidade de evitar a gravidez depois de ter tido relações sem segurança.

A pílula do dia seguinte possui hormônios parecidos aos contraceptivos orais, mas as doses são bem maiores. A sua ação principal é evitar ou retardar a liberação de óvulos pelos ovários. Pode também alterar a parede do útero, impedindo que um óvulo fecundado se implante. Para ter a certeza de que a pílula do dia seguinte vai funcionar é preciso tomá-la o mais rápido possível após a relação sexual. O indicado é tomá-la até 12 horas após o sexo sem segurança.

Se a pílula do dia seguinte for tomada depois de 24 horas, a eficácia diminui, no entanto, a mulher pode usar o método até 5 dias depois da relação desprotegida. Após utilizar o contraceptivo de emergência, a mulher deve usar outro método anticoncepcional durante o resto do ciclo menstrual para se proteger, caso não queira engravidar.

VEJA TAMBÉM: Qual melhor tipo de depilação? Veja


Como funciona a pílula do dia seguinte ou anticoncepcional de emergência?

pilula dia seguinte anticoncepcional emergencia

Os contraceptivos de emergência não são como os outros métodos contraceptivos. A pílula do dia seguinte nunca deve ser usada diariamente. Não se trata de um método que a mulher possa escolher para tomar regularmente. A pílula do dia seguinte é um método de segurança para casos emergenciais, quando algo acontece de errado.

Para as mulheres entenderem, a pílula do dia seguinte só deve ser usada em casos emergenciais, mas não devem ser tomadas todos os dias como as pílulas comuns.


Vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais de emergência

As vantagens são: Ajuda a evitar gravidez após uma relação sem segurança, é muito eficaz somente quando utilizada no prazo de 12 horas após o sexo sem segurança e pode ser ingerida até cinco dias depois da relação sem proteção.

As desvantagens são: O uso contínuo pode mudar o ciclo menstrual normal, pode causar fadiga, tontura, cansaço, dor menstrual, dor abdominal, vômitos, náuseas e cefaleia e não protege contra doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS.

É muito importante que a mulher aprenda a falar sobre a pílula do dia seguinte com profissionais da área da saúde que conhecem muito bem o assunto e poderão responder muitas perguntas; com os pais, porque eles já devem ter passado por isso e claro, com o seu companheiro, afinal o homem e a mulher estão juntos nas relações e o problema não pode ser enfrentado apenas pelas mulheres.


Tipos de anticoncepcional de emergência

No Brasil é possível encontrar dois tipos de pílula do dia seguinte. O primeiro traz uma cartela com apenas 1 comprimido que possui 1,5 mg de levonorgestrel e o segundo tipo é composto por uma cartela com 2 comprimidos, sendo que cada um tem 0,75 mg de levonorgestrel.

Não existe diferença entre os dois tipos desse medicamento, pois, a dosagem é a mesma. As duas trazem muitos hormônios que são ingeridos de uma vez só, diferentes das pílulas anticoncepcionais comuns que são ingeridas em doses menores diariamente.

VEJA TAMBÉM: Como evitar a queda de cabelo?

Portanto, a pílula do dia seguinte é mais uma opção para evitar uma gravidez indesejada, porém, para muitas pessoas, essa pílula significa aborto, já que logo após a relação, a mulher engravida e quando ela toma esse medicamento, a gestação não evolui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pílula do dia seguinte ou Anticoncepcional de emergência?

Back To Top