skip to Main Content

O óleo de rícino é extraído da mamona e possui muitas propriedades que são benéficas para os cabelos, unhas, pele e também para a saúde. Também conhecido como óleo de mamona ou castor oil, esse ingrediente conta com uma composição rica em ácido rícinoleico, ácidos graxos, sais minerais vitamina E e outros ácidos nutritivos como o ômega 6 e o ômega 9.

            O óleo de rícino tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo um forte componente para tratar alguns problemas de saúde, como prisão de ventre e dores musculares. Ele é um produto natural e potente na proteção e funcionamento do corpo em geral.

Benefícios do óleo de rícino

oleo de ricino

Estimula o crescimento dos cabelos – Os ácidos graxos encontrados no óleo de rícino estimulam o couro cabeludo e os folículos onde nascem os fios fazendo assim que as madeixas cresçam rapidamente.

Hidrata os fios – Os óleos encontrados na composição do rícino formam uma película protetora para os fios de cabelo, evitando a desidratação e o ressecamento do cabelo. Com isso os fios ficam mais fortes e brilhosos e livres dos danos causados pela ação do vento e do sol.

Restaura os cabelos – Os nutrientes que compõem esse ingrediente melhoram o aspecto geral do cabelo, fazendo o selamento das cutículas. Esse processo evita o aparecimento das pontas duplas que deixam as madeixas com aspecto quebradiço.

Combate a caspa – Suas propriedades antifúngicas limpam o couro cabeludo e evitam a proliferação da caspa e a descamação dos folículos capilares.

VEJA TAMBÉM: Massagem modeladora funciona? Elimina celulite?

Hidrata a pele e os lábios – Esse ingrediente estimula a produção de colágeno e elastina, diminuindo a perda de água na pele e aumentando a hidratação. Com isso, os sinais de expressão demoram mais tempo para aparecerem, deixando a pele mais jovem.

Combate a acne – A ação adstringente desse óleo auxilia na limpeza da pele e na desobstrução dos poros. O ácido ricinoleico também é um forte aliado no combate às temidas espinhas e dos cravos.

Diminui a aparência de cicatrizes e estrias – A vitamina E encontrada no óleo de rícino é uma ótima cicatrizante. O uso constante desse produto ameniza as marcas de estrias recentes, ou seja, as roxas, e causa a aceleração do processo de renovação da pele, fazendo desaparecer pequenas cicatrizes.

Hidrata as cutículas – Devido as suas propriedades de hidratação, o óleo criará uma camada protetora impedindo que as unhas percam água para o ambiente. A cutícula fica fortalecida e com isso, protegerá as unhas com mais facilidade.

Fortalece as unhas – As propriedades antibacterianas do óleo auxiliam na diminuição das irregularidades da superfície das unhas e do aspecto quebradiço. Isso fará com que as unhas cresçam mais saudáveis e fortes.

Sobrancelhas – O uso constante do rícino dará aos fios das sobrancelhas uma aparência mais grossa e vistosa.

Barba e bigode – Serve para melhorar a saúde dos pelos do rosto dos homens, pois, cria uma camada de hidratação e proteção contra a ação do vento e do sol. Além disso, a barba e o bigode ficarão mais macios.

Laxante natural – O óleo contém propriedades laxantes. Porém, ele só deve ser usado para esse fim se não houver doenças relacionadas que precisam ser diagnosticadas por um médico. Uma colher de sopa é o suficiente para conseguir o objetivo necessário.

Relaxante muscular – Devido a concentração de ômega 9, o óleo tem ação analgésica sendo perfeito para fazer uma massagem no corpo para aliviar a inflamação muscular.

Diminui dores nas articulações – Por causa das suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o rícino combate o congestionamento do sistema linfático. Por esse motivo é indicado para tratar doenças como tendinite e artrite.


Como usar o óleo de rícino

Cabelos – Você deve colocar uma colher de sopa desse óleo dentro de um pote pequeno de creme ou hidratante capilar que usa constantemente. Deixe agir por alguns minutos e enxágue logo depois. Retire bem o produto, principalmente, da raiz.

Pele – Para usar o rícino na pele, misture uma colher de sopa em um pote pequeno de hidratante facial que usa diariamente.

Unhas – Aplique o extrato de rícino diretamente nas unhas e deixe agir por uma hora, de preferência, antes de fazer as unhas.

VEJA TAMBÉM: Óleo de limpeza: conheça o mais novo queridinho do momento

Sobrancelhas – Aplique o produto direto na região com o auxílio de um algodão.

            Portanto o óleo de rícino é um ingrediente completo que faz bem aos cabelos, pele, unhas, pelos e saúde. Experimente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Óleo de rícino: Conheça os benefícios e veja como usar

Back To Top