skip to Main Content

Quando uma mulher tem a vida sexual ativa e a menstruação atrasa, ela logo entra em pânico achando que está grávida. Na verdade, a menstruação atrasada tem muitos fatores, pois, além da gravidez, essa condição pode ser causada pela alimentação, hormônios, dentre outros. De acordo com especialistas, são muitas as causas da menstruação atrasada.

Causas da menstruação atrasada

menstruacao atrasada

#1. Gravidez

O principal fator para que a menstruação atrase é a gravidez, por isso, antes de ter relações sexuais, proteja-se, porque ter um filho é muito bom, mas requer muita responsabilidade.

#2. Menarca

Nos primeiros anos após a primeira menstruação, conhecida como menarca, o sistema reprodutor feminino ainda está amadurecendo, o que pode causar atraso no ciclo menstrual.

#3. Menopausa

As mulheres que estão na faixa etária dos 45 a 55 anos de idade, e a menstruação têm atrasado, deve ser sinal que a menopausa está chegando. A menopausa é a data que marca a última menstruação e indica o final da idade fértil feminina.

VEJA TAMBÉM: Enxaqueca Menstrual, Dor de Cabeça: Saiba como combater

#4. Baixo ou excesso de peso

Especialistas explicam que a alimentação pode ser uma das causas do atraso menstrual. Tanto obesidade quanto o baixo peso podem causar alterações no ciclo menstrual.

#5. Estresse

Fatores psicológicos também podem atrasar a menstruação. O estresse tem um grau de impacto no ciclo hormonal, podendo prejudicar a ovulação e por consequência provocar alterações menstruais.

#6. Medicamentos

Alguns medicamentos, especialmente os hormonais, podem causar a menstruação atrasada. Existem remédios que podem alterar o hormônio do leite, a prolactina, e por isso, alterar também a menstruação.

#7. Tireoide

A menstruação atrasada também pode ser causada por problemas hormonais ligados à glândula tireoide.

#8. Síndrome do ovário policístico

Essa síndrome é um distúrbio hormonal que pode desregular o ciclo menstrual, causando atrasos ou até a ausência total de menstruação.

#9. Uso de pílulas de maneira incorreta

As mulheres que se esquecem de tomar as pílulas anticoncepcionais nos dias e horários corretos podem causar a menstruação atrasada.

#10. Atividade física de alto impacto

A menstruação atrasada também ocorre em mulheres que praticam atividade física de alto impacto. É comum atletas, em que o metabolismo é acelerado e o organismo deixa de menstruar.


Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

De acordo com especialistas, o atraso menstrual é constatado quando a menstruação não vem e acaba emendando em outro ciclo, só menstruando no mês seguinte. Para as mulheres que têm a menstruação regulada, o atraso de poucos dias já é considerado uma irregularidade. Depende de como é o ciclo de cada mulher.

O indicado é procurar um ginecologista para relatar os sintomas, ele fará uma análise para saber o que pode estar errado para a menstruação estar atrasada e solicitar exames que possam mostrar os motivos da falha. Ainda não existe método caseiro para fazer com que a menstruação venha então o melhor é procurar um ginecologista.


Como evitar a menstruação atrasada

Não existe uma fórmula certa para evitar a menstruação atrasada, mas seguindo algumas dicas é possível diminuir esse problema. A primeira dica é evitar uma gravidez, caso não queira ser mãe no momento; tenha uma alimentação saudável rica em minerais e vitaminas; mantenha uma rotina equilibrada no dia a dia e procure não fazer exercícios físicos muito pesados ou intensos.

Quando a menstruação atrasar, mantenha a calma e evite o estresse, pois, ele também pode ser a causa desse atraso.

A menstruação atrasada pode ocorrer em qualquer idade. Porém, se as mulheres tiverem a vida sexual ativa, o primeiro passo é fazer um teste de gravidez de farmácia para saber se está grávida. Se o resultado der negativo, faça também um exame de sangue para garantir que não está grávida.

VEJA TAMBÉM: Receita de chá para dores menstruais

Se for confirmado que não espera um bebê, fique calma e aguarde que a sua menstruação vai acontecer. Caso demore muito tempo, então é hora de procurar um ginecologista para saber a causa desse problema e resolvê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menstruação atrasada: Entenda tudo e veja o que pode ser

Back To Top