skip to Main Content

Saber se estamos na menopausa ou ainda perto de chegar até ela inicialmente pode ser mais difícil do que esperamos, isso porque na verdade, a menopausa nada mais é do que a data que por fim marca a última menstruação.

Deveras é importante ressaltar que a mesma ocorre, em média, de 48 a 51 anos de idade, logo isso acontece justamente porque há uma interrupção de hormônios femininos pelos próprios ovários.

                Sendo assim, muitas mulheres possuem dúvidas sobre o que acontece no período da menopausa e quando a mesma chega, logo aqui iremos falar um pouco mais sobre o assunto em questão.

Saiba mais sobre a menopausa

estou na menopausa

                Sobre a menopausa é válido dizer que a mesma nada mais é do que a data que marca a última menstruação de fato, lembrando que a mesma ocorre de forma moderada e lenta.

Além do mais, existe ainda o climatério, que nada mais é do que o período de transição que a mulher acaba passando, esse mesmo passa da fase reprodutiva para a fase da pós-menopausa.

VEJA TAMBÉM: Maquiagem de 15 anos: como escolher, dicas e fotos para se inspirar

                Lembrando ainda que no climatério ocorre uma diminuição das próprias funções ovarianas, sendo que isso faz com que esses ciclos menstruais acabam se tornando irregulares até que cessem por completo.

                Lembrando ainda que nos casos em que os sintomas aparecem justamente antes dos 40 anos de idade, a causa mais comum costuma ser desconhecida, no entanto, existem possibilidades de ser de origem genética, infecciosa, autoimune ou até mesmo iatrogênica sendo que pode acontecer depois da quimioterapia, cirurgia, entre outros.

Estágios da menopausa

                É importante ressaltar que a menopausa possui três estágios, entre os mesmos:

#1. Estágio da Pré-Menopausa

                A fase da pré-menopausa de fato acaba por corresponder ao período da qual o corpo da mulher vai se preparando para não ser mais fértil, ou seja, acaba se caracterizando ainda pela redução da própria produção de hormônios.

                A fase em questão é conhecida como climatério, sendo que a mesma começa justamente perto dos 40 anos de idade, sendo que ocorre quando a mulher ainda menstrua e dura, em torno de 6 a 8 anos.

                Lembrando ainda, que a pré-menopausa é assintomática, ou seja, quando esses sintomas começam a mesma dá inicio a fase mais conhecida como perimenopausa.

#2. Estágio da Perimenopausa

                Sobre a perimenopausa é importante informar que a mesma acaba por englobar a pré-menopausa e o próprio primeiro ano de pós-menopausa, sendo que é justamente durante tal fase que se iniciam os sintomas do climatério.

                Entre os sintomas podemos citar: os famosos “calorões”, alterações do sono e humor, irregularidade menstrual, entre outros. Essa fase termina justamente quando um ano sem menstruação fica completo!

#3. Estágio da Pós-Menopausa

                Sobre a pós-menopausa é bom lembrar que a mesma tem início 1 ano após a última menstruação, e em geral acaba durando justamente até o final da vida.

Lembrando que durante esse período inicial que pode durar até cinco anos, podem ocorrer a osteoporose e faz com que haja um maior risco de doenças cardiovasculares.

                Além do mais, na pós-menopausa, é bem comum ocorrer a atrofia vaginal, sendo que a mesma é a grande responsável pela secura no órgão além de começarem as dores durante as relações sexuais.

Saiba quais são os sintomas

                Entre os sintomas mais comuns podemos citar:

  • Calorões;
  • Palpitações;
  • Sensações de desmaio;
  • Coceira e muita secura vaginal;
  • Sudorese durante o sono;
  • Ganho de peso;
  • Desaceleração do organismo;
  • Cabelos mais finos;
  • Dores de cabeça;

VEJA TAMBÉM: Maquiagem para madrinha de casamento: o que fazer, dicas e fotos para se inspirar

Tratamentos da Menopausa

                Entre os tratamentos da estão: a reposição hormonal, aplicação de estrogênio e uso de medicamentos não hormonais, lembrando que os mesmos devem ser prescritos pelos médicos ginecologistas após exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como saber que estou na menopausa: tipos, sintomas e tratamentos

Back To Top