skip to Main Content

O jejum intermitente está fazendo a cabeça de muitas pessoas que desejam emagrecer, essa dieta que está sendo muito utilizada por pessoas famosas realmente tem feito com que as pessoas desejem saber mais sobre o assunto.

                Aqui você conseguirá entender um pouco mais sobre o assunto, para poder ter uma ideia de como funciona esse jejum e se o mesmo realmente surte efeito.

Saiba o que é o Jejum Intermitente

jejum intermitente
jejum intermitente

                Sobre o jejum intermitente é sempre válido informar que o mesmo nada mais é do que uma forma de emagrecimento, sendo que a mesma visa intercalar os períodos de jejum e de alimentação.  

                Lembrando então que o objetivo desse jejum é realmente fazer que o corpo utilize todos os estoques de gordura sendo assim, ocorrerá a perca da massa gorda.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre bioplastia: o que é? Vale a pena?

Além do mais, normalmente são indicadas um total de 10 a 24 horas de jejum, sendo que o mesmo realmente pode ser feito todos os dias, ou ainda apenas em alguns dias durante a semana.

                Além de que é válido ressaltar ainda que os períodos em que comer é permitido acabam sendo chamados de janelas de alimentação, além do mais, depois desses períodos a pessoa precisará ingerir mais líquidos sendo que os mesmos não devem possuir calorias, tais como a água, chás e por fim café sem açúcar.

                Lembrando que o jejum de fato, era extremamente comum na era paleolítica, isso porque o ser humano realmente vivia da caça, sendo assim, não tinha alimento a qualquer momento.

                Porém, é preciso informar sempre que esse método nem sempre é indicado para todas as pessoas, sendo que pode acabar trazendo muitos problemas principalmente quando o mesmo é feito sem a orientação adequada.

                É preciso saber ainda que existem diversos protocolos relacionados ao jejum intermitente, sendo que alguns pede mais ou menos horas de jejum, sendo assim, antes de entender cada um deles é importante conversar diretamente com um especialista que pode ser endocrinologista, nutricionista ou ainda um nutrólogo.

                Cada um desses poderão dizer qual é o melhor protocolo para que você possa fazer e fique bem com sua saúde, sem problemas posteriores relativos ao jejum intermitente.


Conheça aqui os protocolos de jejum intermitente

                Entre os protocolos do jejum intermitente podemos citar os seguintes:

  1. Protocolo de Jejum de 12 horas

                De fato, esse protocolo de jejum intermitente acaba sendo o tipo mais comum, nesse mesmo protocolo a pessoa deverá ficar a metade completa do dia sem comer, isso acaba incluindo as oito horas de sono que claramente são recomendadas.

                Nesse protocolo o indicado é realizar 3 refeições, as mesmas devem ser divididas ao longo desse dia, sendo que por exemplo é possível ficar das 20h até as 08 horas da manhã, isso tudo sem se alimentar.

  1. Protocolo do coma e pare

                Nesse protocolo do jejum intermitente, a pessoa deve escolher um ou até mesmo dois dias durante a semana em que deverá ficar de jejum por completo, ou seja, nestes dias em questão a pessoa deverá fazer apenas uma refeição sendo que somente poderá comer novamente no mesmo horário no dia seguinte.

                Lembrando ainda, que esse método em geral costuma ter uma adaptação ainda mais difícil sendo que é muito importante fazer refeições que são ricas em fibras principalmente antes do jejum.

VEJA TAMBÉM: 10 alimentos saudáveis para você

  1. Sistema Leangains

                Esse método em questão foi plenamente criado e desenvolvido por Martin Berkhan que era sueco, sendo que o mesmo ainda diz  que a pessoa pode ficar de fato em jejum por até 16 horas, no entanto, é necessário que a pessoa faça de duas a três refeições justamente nas 8h que restam, sendo que as mesmas são chamadas de janela da alimentação.


Será que o jejum intermitente ajuda a emagrecer?

                Sim, isso acontecer porque o glucagon e ainda os outros hormônios que são capazes de quebrar a gordura acabam ficando por mais tempo atuando em nosso organismo, facilitando a perda de peso.


Quais são os alimentos ideias para esse jejum?

                É importante sempre preferir aquelas proteínas que possuem pouca gordura, além do mais os legumes, frutas com cascas, verduras, os cereais integrais, entre outros acabam ajudando a perder peso.

VEJA TAMBÉM: Sangramento fora do período menstrual: O que pode ser?

                No jejum intermitente outros alimentos devem ser evitados entre eles: doces, cereais refinados e alimentos industrializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jejum intermitente: como funciona? O que comer? Emagrece mesmo?

Back To Top