skip to Main Content

Praticar exercícios físicos faz bem para a saúde em todas as épocas da vida, e durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, sendo que, até mesmo mulheres sedentárias que engravidam podem iniciar uma atividade física para ajudar nessa fase difícil.

Quais os benefícios dos exercícios físicos na gravidez?

Fazer exercícios físicos na gravidez se tornou algo quase que obrigatório, pois, as gestantes fitnes levam a gravidez até o fim com menos problemas. Os maiores benefícios dos exercícios físicos na gravidez são: reduzir a depressão, estresse e ansiedade que são muito comuns nessa época, além de ajudar a prevenir pressão alta, crescimento fetal exagerado, diabetes e trabalho de parto prematuro.

Quais riscos dos exercícios físicos na gravidez?

As grávidas devem ter cuidado redobrado na hora de se exercitar, isso porque a barriga em crescimento acaba alterando o centro gravitacional do corpo comprometendo o equilíbrio, ou seja, a grávida tem mais facilidade de cair.

Durante a gravidez também as articulações ficam mais relaxadas e enfraquecidas aumentando o risco de luxação e torções, isso acontece porque na gestação a mulher passa a produzir um hormônio chamado relaxina que compromete as articulações.

Para evitar o risco de quedas e torções é indicado às grávidas dar preferência aos exercícios com ponto de apoio fixo, tipo em vez de sair para pedalar com uma bicicleta comum, compre uma ergométrica que é mais segura, pratica e ainda te livra dos riscos da rua.

Quais exercícios físicos mais indicados para as grávidas?

Ioga e pilates – A maioria das gestantes gosta de fazer ioga e pilates, pois, evita problemas na coluna e fortalece os músculos do períneo diminuindo a incontinência urinária, que é um dos problemas que mais incomodam as grávidas.

Bicicleta e caminhada – São exercícios aeróbicos que durante a gestação ajudam a prevenir à diabetes e a pressão alta, trabalham a frequência cardíaca e ajudam a manter o peso, e por ser exercícios de baixa intensidade são muito adorados pelas grávidas porque não exigem muito esforço.

Musculação – É recomendado para grávidas que planejam parto normal, pois, fortalece e trabalha o abdômen, além de também melhorar a troca de açúcar e fortalecer o corpo todo.

Hidroginástica – O contato com a água ajuda para uma drenagem natural diminuindo o inchaço comum na maioria das grávidas.

Portanto tenha uma gravidez mais saudável apostando nos exercícios físicos, mas fique alerta caso tenha cansaço excessivo, tontura, mal estar, sangramento e contrações abdominais procure um médico de imediato, lembrando que para se exercitar durante a gravidez deve ser com acompanhamento profissional, pois, o que está sendo levado em conta é a vida do bebê e todo cuidado é pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exercícios físicos na gravidez – Benefícios e riscos

Back To Top