skip to Main Content

As estrias são cicatrizes que não saem da pele, mas podem ser amenizadas e prevenidas. As estrias não desaparecem, porém, é possível torná-las quase que invisíveis.

            As estrias são causadas porque as fibras formadas pela elastina e o colágeno que sustentam a pele se rompem, devido ao esticamento, que pode ocorrer com a puberdade ou o aumento de peso. As estrias são lesões que ocorrem quando há um esticamento intenso da pele.

Dicas para prevenir as estrias

estrias

Silício – Algumas fontes de silício são: frutos do mar, algas marinhas, arroz, milho e aveia. Essa substância tem a capacidade de regenerar as fibras de colágeno e elastina, evitando que a elasticidade da pele seja perdida. Esse nutriente ainda protege o colágeno da pele contra os radicais livres, o que também previne as estrias.

Vitamina E – Essa vitamina garante a formação do colágeno e mantém a estrutura da pele. Alguns alimentos que contém a vitamina E são: óleos vegetais, gérmen de trigo, amêndoas e avelã.

Vitamina B5 – Essa substância auxilia na renovação celular, fazendo com que a pele fique firme e saudável. Derivados do leite, ovos e carne de boi são fontes ricas deste nutriente e devem estar presentes na alimentação diária de quem deseja prevenir as estrias. Para quem é vegetariano, algumas opções são a lentilha, abacate, batata doce e brócolis.

VEJA TAMBÉM: Esfoliar a pele: Como fazer corretamente

Zinco – Essa substância encontrada nos frutos do mar tem o poder cicatrizante para a pele, deixando-a sempre com saúde e prevenindo o estiramento. Esse mineral também tem ação anti-inflamatória e antioxidante que atua a favor da pele, evitando o surgimento de irritações e infecções.

Vitamina C – Esse nutriente trabalha ativamente na produção do colágeno, substância que sustenta a pele ajudando na prevenção das estrias. O consumo regular da vitamina C também age como anti-inflamatório e protege a pele das radiações do sol. As grandes fontes da vitamina C são: goiaba, kiwi, abacaxi, acerola, limão e laranja.

Água – A água é o alimento mais saudável que existe. Beber água mantém o corpo hidratado, inclusive, a pele. De acordo com especialistas a pele é o primeiro órgão que fica desidratado por sofrer constantemente com as agressões do ambiente. Para manter a saúde da pele e evitar as estrias e outros problemas, é fundamental consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.

Massagens no local – Você mesma pode fazer massagens localizadas nas áreas do corpo mais propensas ao surgimento das estrias, como: as coxas, bumbum, região atrás dos joelhos, braços, lateral do quadril e barriga. As massagens devem ser feitas com movimentos circulares e com o auxílio de um creme hidratante. Essas massagens são tipo uma drenagem linfática que melhora a circulação do corpo. Passar cremes enquanto massageia faz com que a pele absorva melhor os nutrientes do produto.

Creme hidratante – Uma pele hidratada é mais resistente às rupturas. Os hidratantes mais indicados são à base de rosa mosqueta, amêndoas, macadâmia e óleo de semente de uva.

Exercícios físicos – Praticar exercícios físicos e ficar de olho no peso evita que a pele se estique em excesso. As atividades físicas mantêm a pele firme, evitando o surgimento das estrias.

Tratamentos para estrias

            Para as estrias vermelhas e roxas que são as mais recentes, alguns tratamentos indicados são: infravermelho e ácido retinoico, luz intensa pulsada mais ácido retinoico, peeling de cristal e ácido retinoico e vitamina C e luz pulsada.

            Já para as estrias brancas, largas e profundas, que são as mais antigas, o tratamento indicado é o laser fracionado mais subcisão. Para as estrias brancas, estreitas e superficiais, os tratamentos indicados são: radiofrequência, laser fracionado, peeling de cobre mais intradermoterapia e carboxiterapia.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre demaquilantes

            Portanto, as estrias não têm cura, mas com alguns tratamentos elas ficam quase que imperceptíveis. Para evitar esse transtorno siga as dicas para prevenir essas cicatrizes que prejudicam a aparência de qualquer pessoa. Então cuide da sua beleza, mas principalmente, da sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estrias: Prevenção e tratamentos

Back To Top