Esfoliar a pele é algo fundamental para manter a beleza da pele. Esfoliar quer dizer remover as células mortas e preparar a pele para o recebimento de outros produtos.
A esfoliação retira todas as células mortas fazendo com que ocorra a renovação celular, deixando a pele mais jovem. A esfoliação deixa a pele macia e preparada para receber um hidratante, um creme rejuvenescedor, dentre outros. Essa pratica estimula a pele e a prepara para todos os cuidados com os outros cosméticos.
Dicas para esfoliar a pele

Fique atenta a diferença da pele do rosto e do corpo – Em geral, a pele do corpo é seca e a do rosto é oleosa, por isso, a esfoliação não pode ser igual no rosto e no corpo. Fique atenta a isso, e faça esfoliações diferentes no corpo e no rosto.
Esfoliação do corpo – Especialistas indicam fazer uma esfoliação no corpo a cada 15 dias, mas joelhos, pés e cotovelos devem ser esfoliados uma vez por semana, mas vai depender do tipo de pele de cada pessoa.
Esfoliação do rosto – Dermatologistas dizem que esfoliar o rosto em excesso pode prejudicar a pele, porque o rosto fica ressecado. Esfolie o rosto apenas uma vez por semana.
VEJA TAMBÉM: Tudo sobre demaquilantes
Jamais esfolie a pele depois da depilação – Não é indicado esfoliar a pele após a depilação, porque a pele pode ficar machucada, já que fica mais sensível. Se sua pele tiver alguma ferida, também deve evitar a esfoliação.
Hidratação – De acordo com os profissionais, a esfoliação é mais indicada para peles muito oleosas, porque ela tem a função de eliminar as células mortas e retirar a oleosidade. A esfoliação deixa a pele ressecada, por isso, após o procedimento é fundamental aplicar um hidratante.
Esfoliação caseira – A esfoliação feita com uma receita caseira funciona da mesma maneira que a feita com cosméticos industrializados. A esfoliação caseira pode ser feita com açúcar e mel, mas que em geral, os esfoliantes são uma mistura de uma substância granular e um óleo ou mel.
Esfoliante de acordo com o tipo de pele – Assim como o hidratante, o esfoliante deve combinar com seu tipo de pele. A pele oleosa, por exemplo, é perfeito um esfoliante com função adstringente, com ácido salicílico. Quem tem pele seca deve evitá-lo.
Esfoliação – Passo a passo
Pegue o esfoliante e aplique na pele com movimentos suaves e circulares na pele é preciso fazer um pouco de pressão, mas com cuidado para não machucar. Em seguida, remova o produto com água corrente e sabonete neutro. Enxugue o rosto com uma toalha macia e com movimentos suaves, não esfregue a pele. Finalize aplicando um hidratante no rosto.
Esfoliante caseiro para o rosto – Receita
Ingredientes:
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de azeite
1 colher (sopa) de aveia em grão
Modo de preparar e aplicar:
Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, aplique no rosto, faça massagem com movimentos circulares e deixe agir por 2 minutos. Depois é só enxaguar. Lembre-se de em seguida aplicar um creme hidratante.
Receita de esfoliante caseiro para o corpo
Ingredientes:
1 copo de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo de coco
Modo de preparar e aplicar:
Ponha o óleo de coco para esquentar rapidamente no micro-ondas e em seguida misture o óleo e o açúcar em um recipiente. Antes de tomar banho, passe a mistura no corpo com movimentos circulares por 3 a 5 minutos, finalize com o banho.
É muito importante aplicar um creme hidratante logo após a esfoliação para que a pele não fique ressecada. Sem falar que quando a pele é esfoliada ela fica bem limpa e absorve melhor os nutrientes dos cosméticos que irá aplicar.
VEJA TAMBÉM: Tipos de xampu e como usá-los no dia a dia
Portanto, esfoliar a pele é fundamental para manter a aparência saudável e jovem por muito tempo, sempre se lembrando de hidratar depois.