skip to Main Content

Esfoliar a pele é algo fundamental para manter a beleza da pele. Esfoliar quer dizer remover as células mortas e preparar a pele para o recebimento de outros produtos.

            A esfoliação retira todas as células mortas fazendo com que ocorra a renovação celular, deixando a pele mais jovem. A esfoliação deixa a pele macia e preparada para receber um hidratante, um creme rejuvenescedor, dentre outros. Essa pratica estimula a pele e a prepara para todos os cuidados com os outros cosméticos.

Dicas para esfoliar a pele

esfoliar a pele

Fique atenta a diferença da pele do rosto e do corpo – Em geral, a pele do corpo é seca e a do rosto é oleosa, por isso, a esfoliação não pode ser igual no rosto e no corpo. Fique atenta a isso, e faça esfoliações diferentes no corpo e no rosto.

Esfoliação do corpo – Especialistas indicam fazer uma esfoliação no corpo a cada 15 dias, mas joelhos, pés e cotovelos devem ser esfoliados uma vez por semana, mas vai depender do tipo de pele de cada pessoa.

Esfoliação do rosto – Dermatologistas dizem que esfoliar o rosto em excesso pode prejudicar a pele, porque o rosto fica ressecado. Esfolie o rosto apenas uma vez por semana.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre demaquilantes

Jamais esfolie a pele depois da depilação – Não é indicado esfoliar a pele após a depilação, porque a pele pode ficar machucada, já que fica mais sensível. Se sua pele tiver alguma ferida, também deve evitar a esfoliação.

Hidratação – De acordo com os profissionais, a esfoliação é mais indicada para peles muito oleosas, porque ela tem a função de eliminar as células mortas e retirar a oleosidade. A esfoliação deixa a pele ressecada, por isso, após o procedimento é fundamental aplicar um hidratante.

Esfoliação caseira – A esfoliação feita com uma receita caseira funciona da mesma maneira que a feita com cosméticos industrializados. A esfoliação caseira pode ser feita com açúcar e mel, mas que em geral, os esfoliantes são uma mistura de uma substância granular e um óleo ou mel.

Esfoliante de acordo com o tipo de pele – Assim como o hidratante, o esfoliante deve combinar com seu tipo de pele. A pele oleosa, por exemplo, é perfeito um esfoliante com função adstringente, com ácido salicílico. Quem tem pele seca deve evitá-lo.

Esfoliação – Passo a passo

Pegue o esfoliante e aplique na pele com movimentos suaves e circulares na pele é preciso fazer um pouco de pressão, mas com cuidado para não machucar. Em seguida, remova o produto com água corrente e sabonete neutro. Enxugue o rosto com uma toalha macia e com movimentos suaves, não esfregue a pele. Finalize aplicando um hidratante no rosto.

Esfoliante caseiro para o rosto – Receita

Ingredientes:

¼ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de azeite

1 colher (sopa) de aveia em grão

Modo de preparar e aplicar:

Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, aplique no rosto, faça massagem com movimentos circulares e deixe agir por 2 minutos. Depois é só enxaguar. Lembre-se de em seguida aplicar um creme hidratante.

Receita de esfoliante caseiro para o corpo

Ingredientes:

1 copo de açúcar

3 colheres (sopa) de óleo de coco

Modo de preparar e aplicar:

Ponha o óleo de coco para esquentar rapidamente no micro-ondas e em seguida misture o óleo e o açúcar em um recipiente. Antes de tomar banho, passe a mistura no corpo com movimentos circulares por 3 a 5 minutos, finalize com o banho.

            É muito importante aplicar um creme hidratante logo após a esfoliação para que a pele não fique ressecada. Sem falar que quando a pele é esfoliada ela fica bem limpa e absorve melhor os nutrientes dos cosméticos que irá aplicar.

VEJA TAMBÉM: Tipos de xampu e como usá-los no dia a dia

            Portanto, esfoliar a pele é fundamental para manter a aparência saudável e jovem por muito tempo, sempre se lembrando de hidratar depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esfoliar a pele: Como fazer corretamente

Back To Top