skip to Main Content

            O envelhecimento precoce acontece com grande parte das pessoas, mas com alguns cuidados é possível evitar que isso ocorra. O envelhecimento da pele é um processo natural dos seres humanos. Entretanto, se não nos protegermos usando antioxidantes e protetores solares, pode acontecer o envelhecimento antes do tempo, ou seja, o envelhecimento precoce.

O que é o envelhecimento precoce

envelhecimento precoce

            O envelhecimento precoce da pele consiste em um resultado do aumento da oxidação das células, que reduz a produção de colágeno, da renovação celular e fibras elásticas. A oxidação das células causa o surgimento precoce de linhas de expressão e rugas, que deixam a pele mais velha do que a idade que a pessoa tem.

            A herança genética é um fator importante para determinar o período que vamos envelhecer. Porém, há elementos que interferem de forma direta na aparência da pele como: surgimento dos radicais livres e exposição excessiva a luz do sol. Esses fatores além de causar linhas finas e rugas ainda podem provocar manchas.

            Outros itens que podem contribuir muito para o envelhecimento precoce da pele são: má alimentação, sedentarismo, estresse, poluição do ambiente e o consumo de cigarro e álcool.

Como prevenir o envelhecimento precoce da pele

            Para evitar que esse fenômeno aconteça com você é preciso seguir algumas dicas, são elas: procurar ter o peso ideal, mas sem sacrifícios e uma alimentação rica em frutas, fibras, proteínas, verduras e pouco carboidrato.

            Para manter o rosto jovem por muito tempo, siga o ritual de beleza diariamente: Lave o rosto com um sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele, aplique um tônico e em seguida um creme hidratante. É essencial usar protetor solar sempre que se expor ao sol e também em casa, pois, a luz artificial também pode deixar a pele mais velha.

VEJA TAMBÉM: Estrias: Prevenção e tratamentos

            Pratique exercícios físicos com moderação, em torno de três vezes por semana, meia hora por dia, descanse, evite a ansiedade e o estresse.

Antioxidantes permitem que a pele fique jovem por muito tempo

            Os antioxidantes são substâncias fundamentais no tratamento de envelhecimento da pele. Ele tem como função minimizar a flacidez da pele, as linhas de expressão e as rugas. Essas substâncias ainda protegem a pele dos agentes externos como a radiação e a poluição e fortalecem a defesa do organismo contra os radicais livres, evitando que a pele tenha danos.

            Uma alimentação rica em antioxidantes repara o colágeno, porque estimula a produção de novas fibras e diminui a flacidez da face. Uma boa dica é usar um creme para a área dos olhos com antioxidantes.

Protetor solar

            Quando se fala em beleza e juventude, o protetor solar não pode faltar. O protetor solar é o produto mais indicado para evitar o envelhecimento precoce. Atualmente é possível encontrar protetores com antioxidantes e DNA celular que são muito importantes para a saúde da pele.

            É fundamental usar o protetor solar mesmo nos dias nublados, com chuvas e até em locais fechados, pois, estamos quase que o tempo todo expostos à radiação.

Envelhecimento do corpo

            Assim como o rosto, o corpo também passa pelo mesmo processo de envelhecimento, com o surgimento da flacidez, manchas, rugas e a pele fica ressecada. Os resultados são mais fortes nas regiões que ficam expostas, como: colo, pescoço, braços e mãos.

            O corpo diminui a produção de colágeno o que causa flacidez corporal. Para evitar a flacidez corporal, a dica é praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação saudável e manter o corpo hidratado por dentro e por fora, ou seja, usar cremes hidratantes e consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.

            Caso você já tenha sinais de envelhecimento no corpo ou no rosto, a recomendação é usar cosméticos com ativos capazes de uniformizar a pele e recuperar seu viço com esfoliantes corporais ou faciais.

VEJA TAMBÉM: Esfoliar a pele: Como fazer corretamente

            Portanto, cuide da sua pele para evitar o envelhecimento precoce do rosto e do corpo. É essencial cuidar da beleza, mas principalmente da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envelhecimento precoce: O que é e como prevenir

Back To Top