skip to Main Content

Dormir com sutiã faz mal? Essa é uma dúvida que muitas mulheres têm. Na realidade, o sutiã é rodeado de mitos que assustam as mulheres ou as deixam preocupadas.

Essa peça de roupa criada para dar sustentação e forma aos seios faz com que as mulheres pensem antes de usá-la e algumas até evitam por ter medo de prejudicar os seios ou até contrair uma doença grave como o câncer de mama.

Dormir com sutiã faz mal?

dormir com sutia

            Você já deve ter escutado por aí que dormir com sutiã faz mal, porque causa câncer de mama ou flacidez nos seios, pois, supostamente enfraquece o tecido mamário.

Entretanto, embora não seja tão confortável dormir com sutiã, não existem estudos que comprovem que dormir com sutiã faz mal e prejudique a saúde.

            Especialistas afirmam que não há provas de que dormir de sutiã faça mal ou bem à saúde.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre amamentação: Benefícios e dúvidas

            Os boatos de que dormir com sutiã causava o câncer de mama surgiram em 1995 com o livro Dressed to Kill (Vestida Para Matar), que dizia que o uso diário de sutiãs apertados aumentava o risco do câncer de mama, porque restringia o funcionamento do sistema linfático, prendendo as toxinas dentro do corpo. Porém, não há base comprovada cientificamente para essa afirmação.

            Em geral, o uso do sutiã não parece ter nenhum efeito sobre o risco de desenvolver o câncer de mama. Dormir com sutiã não oferece perigo à mulher, mas também parece que não existem muitos benefícios em dormir com essa peça. Isso não deixará os seios mais empinados. Na realidade os seios ficam flácidos com a idade, amamentação, gravidez e a gravidade.

            Se você quiser dormir de sutiã, use uma peça mais macia, sem ferro. Usar sutiã muito apertado pode irritar a pele ou atrapalhar o sono.

Mitos sobre o sutiã

Usar a peça faz mal e deforma os seios – Não existem estudos que comprovem que o sutiã deforma os seios e nem garantem que ele proteja os seios das ações do tempo, como a gravidade.

O sutiã é uma boa opção para as mulheres com seios grandes e que sentem dores nas costas. A dica é escolher um modelo com alças largas e boa sustentação.


Não usar sutiã pode fazer mal à saúde – Não existe comprovação científica sobre isso, ou seja, a peça não interfere na saúde dos seios. O sutiã deve ser lavado uma vez por semana, se possível à mão.


Dormir de sutiã faz mal – Algumas mulheres se sentem confortáveis em dormir com sutiã. Essa atitude não causa problemas à saúde, mas o indicado é dormir sem sutiã devido ao desconforto que essa peça possa proporcionar.

Por mais que o sutiã seja ajustado e confortável ao seu corpo, o bojo, elástico e a renda, várias vezes, a própria costura podem incomodar, causar marcas ou alergias na pele. O melhor é deixar o corpo descansar à noite.


Sutiã com arame e com bojo causa câncer – Esse mito ganhou forças há alguns anos. Entretanto, não existe comprovação científica. Os únicos problemas que podem ser causados por dormir de sutiã é alergia na pele ou marcas.


Usar sutiã desde novinha ajuda no desenvolvimento dos seios – O corpo feminino tem desde muito cedo uma tendência ao crescimento. Isso inclui os seios.

Obviamente, o peso e a alimentação podem modificar um pouco. Comidas muito gordurosas ou com muitos hormônios podem afetar o tamanho e crescimento dos seios. Além dos remédios e anticoncepcionais. Por tudo isso, o sutiã não afeta o crescimento e nem os formatos dos seios.


O sutiã deve ficar apertado para que os seios fiquem firmes – O sutiã não precisa estar apertado para que os seios fiquem firmes. Ao contrário, usar um sutiã muito justo pode causar incômodo e até mesmo marcas no corpo. Procure usar sempre modelos que sejam do seu tamanho.


Mulher deve usar sutiã com todas as roupas – Não, usar lingerie é opcional. Se quiser usar sutiã sempre, tudo bem, mas se quiser usar uma roupa sem essa peça pode sem medo.

VEJA TAMBÉM: 3 maneiras de clarear virilha e axila em casa

            Portanto, dormir com sutiã não causa doenças graves como o câncer. Porém, pode causar marcas na pele e alergias. O melhor é dormir sem sutiã para que o corpo descanse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dormir com sutiã faz mal? Saiba o que é mito

Back To Top