skip to Main Content

Tem se evitado comer muito açúcar, visto que ele não tem sido uma boa recomendação para quem quer uma vida mais saudável. Veja a seguir alguns doces sem açúcar para você fazer a substituição.

O açúcar já pode ser tratado como um alimento que causa dependência, além de liberar hormônios prejudiciais, causando também distúrbios no metabolismo.

Com todas essas informações, as pessoas passaram a consumir os produtos que não tem açúcar para conseguir comer algum doce. Porém, será que é a melhor escolha?

Doces sem açúcar: substitutos

doces sem acucar

Já existem diferentes doces que não tem açúcar, sendo adoçados com diferentes ingredientes. Há aqueles que são com adoçantes artificiais e aqueles que usam os álcoois de açúcar.

A questão é que algumas dessas substancias, como é o caso dos álcoois de açúcar, acabam provocando reações adversas, como diarreia, inchaço e gases, caso se consuma em excesso.

VEJA TAMBÉM: Dieta do ovo: Será que realmente funciona?

Não vai ser porque um alimento não tem açúcar refinado que ele pode ser comido de maneira exagerada. Até porque, o uso de adoçante excessivamente está relacionado com problemas e desequilíbrio o intestino, o que pode trazer diferentes consequências negativas para o organismo.

Um alimento ser zero açúcar também não quer dizer que ele não tem carboidratos. Quem está em alguma restrição ao consumo de carboidratos, exemplo os diabéticos, precisam ficar ainda mais atentos a esse tipo de informação.

Os álcoois de açúcar e a maltodextrina produzem algumas gramas de carboidrato, em uma quantia bem menor do que a do açúcar, mas mesmo assim, não dá para deixar de lado os valores que ele traz.

Nem sempre os produtos que tem as suas versões sem açúcar vão ser os menos calóricos do que nas versões tradicionais.

Para quem está em uma dieta de emagrecimento ou quer controlar a sua ingestão enérgica por algum motivo, também vai precisar estar atento a esses números.

Sem substitutos?

Assim, é importante dar uma pensada nos motivos pelo qual está se consumindo os produtos sem açúcar, visto que algumas versões tradicionais podem ser até melhores do que a sua substituição.

Algumas vezes, escolhemos aquele produto light ou zero para que não se sinta uma culpa por comer algum doce, mas isso precisa ser repensado.

O problema não está em comer um doce, o problema é quando queremos comer um doce de maneira descontrolada para acabar compensando algum outro sentimento negativo. Esse é o ponto chave para conseguir refletir sobre o consumo de doces.

É super possível incluir os doces para quem está querendo uma alimentação mais saudável. Melhor ainda, é que devemos incluir esse alimento, mas com moderação, sabendo apreciar o sabor do doce e ainda termos consciência para diferentes outros alimentos também.

A busca das pessoas que querem eliminar o doce da sua alimentação tem que ser focada em transformar a relação que se tem com a comida, pois na hora de pensar em uma reeducação alimentar, as pessoas acabam achando que tem apenas que pensar na composição nutricional dos alimentos.

O ponto importante é que ao refletir sobre os motivos que fazem com que se escolha um produto sem açúcar na prateleira ou um light, seja realmente um bom motivo. Como já foi mencionado acima, algumas vezes os produtos que tem a substituição do açúcar acabam não sendo as melhores escolhas.

VEJA TAMBÉM: Dentes de porcelana: passo a passo de como colocar

Se o consumo de doce precisa ser evitado ou diminuído, vale muito mais a pena tirar um tempo para refletir a relação do doce na sua vida do que simplesmente consumir apenas aqueles sem açúcar. Entender a relação emocional do doce e da comida para ter uma alimentação mais consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Doces sem açúcar: Será que realmente funciona?

Back To Top