skip to Main Content

A depilação é um método para eliminar os pelos e deve ser feito, dependendo da escolha, com um acompanhamento médico. São muitas as opções de depilação, por isso, é importante saber sobre cada tipo e escolher o melhor para você.

Tipos de depilação

depilacao

#1. Lâmina

Esse tipo de depilação é indicado para pessoas que têm poucos pelos e pode ser feita em qualquer parte do corpo. Esse método é o mais barato e dura até cinco dias. A lâmina não faz com que os fios engrossem, mas de qualquer maneira essa técnica não é indicada para o buço.

O método é o menos agressivo, desde que tenha o cuidado de evitar passar a lâmina no sentido contrário ao do crescimento dos pelos para não encravarem. Antes de fazer a depilação com lâmina, prepare a pele com cremes de barbear ou produtos próprios para a depilação.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre a pílula do dia seguinte


#2. Cremes depilatórios

Remove de forma superficial os pelos. É importante seguir todas as orientações do fabricante sobre as regiões permitidas para aplicação. A duração é de uma semana. Os cremes depilatórios têm quase o mesmo efeito das lâminas, porque dissolvem os pelos e não eliminam a raiz.

Esses produtos têm tioglicolato na fórmula, uma substância química usada no alisamento de cabelos que quebra a estrutura do fio até que ele seja destruído, deixando a superfície lisa. Mesmo que os cremes depilatórios sejam indolores, é recomendado fazer um teste antes de usar esses produtos.

#3. Cera quente

Com esse método de depilação os pelos enfraquecem e ficam mais finos. É indicada para pequenas áreas como virilha, buço e axila. A duração é de 15 a 25 dias. É um dos métodos de depilação mais dolorosos.


#4. Cera fria

Pode ser feita em qualquer parte do corpo, mas os pelos devem estar grandes para terem aderência. A duração é de 15 a 25 dias. Também é um dos métodos de depilação mais dolorosos.


#5. Aparelhos elétricos

Esses aparelhos não cortam o pelo como uma lâmina. Esses aparelhos elétricos têm um rolamento no cabeçote, os fios são arrancados pela raiz sem prejudicar as camadas de proteção da pele, o que é higiênico. Por arrancar os fios pela raiz, a depilação com aparelhos elétricos pode durar até 25 dias e é indicada para os pelos que crescem em várias direções, como nas axilas.

As desvantagens dos aparelhos elétricos são o desconforto e aumentam a chance de encravar os pelos.


#6. Pinça

A depilação com pinça é uma ótima dica para retirar poucos pelos em algumas áreas específicas como as sobrancelhas e a região do queixo. O principal problema desse tipo de depilação é o trauma que ele pode provocar à pele, quando o uso for contínuo e se insistir demais para retirar os pelos curtinhos.

Isso pode causar manchas marrons e até cicatrizes e nódulos. Se for feita da maneira correta, a depilação com pinça não engrossa os pelos.

#7. Depilação com linha

Apesar de ser dolorosa, a depilação com linha causa poucos riscos para a pele, porque os pelos são removidos pela raiz. Essa depilação é indicada para pequenas áreas, como o rosto.  Tem o mesmo efeito da cera, mas a irritação é menor. A duração é de 15 a 25 dias.


#8. Laser

A depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita por meio de energia luminosa do laser. Na depilação a laser, o alvo é a melanina, substância responsável pela cor do bulbo e da haste do pelo, provocando dano térmico mínimo ao tecido adjacente.

Em pessoas sensíveis a dor, é necessário usar cremes anestésicos. Dentre todos os tipos de depilação, essa é a única opção de remoção definitiva dos pelos. A cada sessão, a depilação a laser vai diminuindo os pelos até eles desaparecerem. Também é o método mais caro.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre depilação egípcia ou depilação com linha

Portanto, agora que já conhece todos os métodos de depilação. Escolha o melhor para você e livre-se dos pelos indesejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depilação: Saiba tudo e como escolher o melhor tipo

Back To Top