skip to Main Content

Praticar exercícios físicos é muito importante para as pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos. Um exercício que está fazendo parte da vida tanto de homens quanto de mulheres é o Crossfit. E será que o crossfit emagrece? Veja tudo sobre essa modalidade a seguir.

O que é o Crossfit?

crossfit emagrece

            O Crossfit é um tipo de treino com foco no condicionamento físico e na saúde de quem o pratica.

Por meio de movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade, o objetivo é melhorar as 10 capacidades do ser humano: precisão, agilidade, coordenação, equilíbrio, velocidade, potência, flexibilidade, força, resistência muscular e resistência cardiovascular.

VEJA TAMBÉM: Base líquida ou em pó? Conheça as diferenças e escolha

            Nas aulas de crossfit são feitos exercícios aeróbicos que têm como função melhorar o condicionamento, a ginástica que proporciona domínio maior do corpo e exercícios de levantamento de peso que dão aos praticantes o domínio de cargas externas. A programação muda todos os dias de acordo com a prescrição do treinador.

            Em geral, o treino de crossfit tem duração de uma hora e é dividido em três partes:

  • O aquecimento, que é o trabalho para ativar a musculatura e a mobilidade;
  • A técnica, que são educativos e feitos para melhor um determinado exercício;
  • Por último, uma tarefa desafio chamada de WOD (Workout of the day).

O crossfit emagrece?

            Se o crossfit emagrece, de acordo com os profissionais, ele ajuda muito. O crossfit emagrece, porque é possível atingir altos gastos calóricos durante o tempo de exercício e após o treino, por causa da execução em alta intensidade.

            A queima de calorias ocorre durante e depois dos exercícios no crossfit por causa do after burn, que é a queima calórica, mesmo após os exercícios. Ela tem duração de 12 até 24 horas. Isso acontece devido aos vários exercícios como: peso, ginásticas e exercícios cardiorrespiratórios.

            Praticar o crossfit somente por um mês não emagrece, nesse período é possível ver a diferença no condicionamento físico. O emagrecimento varia de acordo com a genética de cada pessoa, nutrição e frequência nos treinos. Porém, em média, o emagrecimento acontece de 2 a 3 meses após começar essa prática.

Benefícios do crossfit

1. Faz emagrecer – Com a intensidade dos exercícios do crossfit, uma boa alimentação e disciplina é possível emagrecer realmente com essa atividade física que pode ser praticada por homens e também mulheres.

2. Aumenta a mobilidade muscular – Ter uma boa mobilidade é fundamental para realizar movimentos sem provocar lesões ao corpo.

O crossfit possui exercícios que cuidam das articulações, enquanto fortalece e melhora a mobilidade, fazendo com que o desempenho do praticante melhore cada vez mais.

3. Deixa o corpo mais flexível – O treino do crossfit é responsável por aumentar a flexibilidade através de alongamentos, repetições e dos movimentos feitos ao longo da aula.

Essa pratica ainda melhora o fluxo sanguíneo que chega aos músculos, o que é muito importante para a saúde do corpo.

4. Tonifica e fortalece os músculos – Um dos motivos que levaram o crossfit a se tornar popular foi o fato de esse treino tonificar os músculos. Se tornando assim, perfeito para quem não gosta de praticar musculação. Pernas, abdômen e braços ganham força de maneira saudável.

5. Melhora o condicionamento físico – Por ser uma atividade física intensa e trabalhar todas as partes do corpo, o crossfit é um treino ideal para melhorar o condicionamento físico, que está diretamente relacionado à capacidade de realizar exercícios sem muito esforço e sem causar lesões ao corpo.

6. Diversão – Por incrível que pareça, o crossfit é divertido. Isso acontece porque esse treino está sempre oferecendo exercícios diferentes, o que é um ótimo jeito de não cair na rotina.

VEJA TAMBÉM: Como remover maquiagem e os melhores produtos para isso

Por contar com exercícios inusitados e por fazer uso de diferentes instrumentos como cordas e pneus, é uma modalidade motivadora e divertida.

7. Reduz o estresse – O crossfit é responsável por liberar os hormônios que dão prazer ao corpo. A ocitocina, dopamina, serotonina e a endorfina são alguns hormônios liberados por esse treino.

Fazendo com que o estresse reduza e até desapareça por completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Crossfit emagrece? Conheça os benefícios

Back To Top