skip to Main Content

A vida da mulher é marcada fisicamente pela possibilidade ou não de gerar filhos, e essas marcas findam com a menopausa, que é o fim do período fértil da mulher, com a parada da ovulação e consequentemente, com o fim dos ciclos férteis e da possibilidade de engravidar de forma natural, restando processos como a fertilização in vitro com doação de óvulos. Toda mulher passou ou vai passar por esse processo chamado menopausa.

Conheça 10 alimentos que podem adiantar ou atrasar a menopausa

Entretanto, apesar desse processo ser inerente de todas as mulheres, existem diferentes formas de apresentação e época de ocorrência da menopausa.

Fatores genéticos e ambientais interferem no momento de surgimento da menopausa, os genéticos tem a ver com a predisposição genética da mulher em relação a menopausa, que vem da sua descendência, ou seja, depende da idade em que as mulheres da família dessa mulher têm menopausa.

Os fatores ambientais são mais complicados, mas não menos importantes. São mais complicados porque são muitos e difíceis de mensurar, como os vícios que essa mulher tenha como o álcool, drogas ilícitas e o cigarro, por exemplo, e a forma ativa ou sedentária de viver dessa mulher, pois a prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter a fertilidade por mais tempo.

Existe ainda o fator alimentar, pois a obesidade, a desnutrição e outros distúrbios alimentares precipitam a menopausa, assim como uma alimentação equilibrada e que permita a mulher se manter em um peso razoável alonga a vida fértil da mesma.

Existem alimentos que ajudam e atrapalham a mulher em sua empreitada para ser mãe, e nesse artigo, você vai conhecer os alimentos que adiantam e atrasam a menopausa, fazendo bem ou mal para a saúde feminina.

Alimentos que adiam a menopausa

Existem alimentos que de tão saudáveis, são capazes de fortalecer os ovários da mulher, adiando a menopausa e permitindo que a mulher permaneça fértil por mais tempo. Estudos comprovaram que esses alimentos fazem com que a menopausa demore até três anos a mais para surgir do que em mulheres que não consomem esses alimentos.

Legumes frescos

Os legumes frescos são fontes de vitaminas e minerais de vários tipos, que não apenas combatem o envelhecimento precoce como permitem que a mulher tenha uma melhor saúde, o que por si só já adia a menopausa, como também ajudam a manter em ordem os níveis de hormônios femininos, o que permite certa sobrevida da função fértil da mulher.

Atum

Os peixes oleosos, como o atum, são ricos em ômega 3 e 6, gorduras saudáveis que quando consumidas de forma regular combatem o envelhecimento precoce e aumentam o teor de estrógeno e progesterona no sangue da mulher, o que faz com que os ovários permaneçam com qualidade e soltando óvulos férteis mensalmente e por mais tempo, impedindo assim a rápida progressão da menopausa.

Sardinha

A sardinha também é rica em ômega 3 e 6, tendo efeito no combate ao envelhecimento precoce e além disso aumentam a produção dos hormônios ligados a fertilidade.

Salmão

O salmão é um peixe que além de ser rico em ômega 3 e 6, é rico em antioxidantes poderosos que conservam a função fértil da mulher.

Cereais integrais

Ricos em triptofano melhoram o bem estar e adiam o desenvolvimento da menopausa.

Alimentos que adiantam a menopausa

Existem alimentos que fazem mal para a função fértil da mulher, adiantando a menopausa em um ou dois anos.

Carnes gordurosas

Essas carnes contêm hormônio masculino, combatendo o hormônio feminino natural da mulher e adiantando a menopausa.

Alimentos processados

Ricos em sódio, esses alimentos pioram a saúde da mulher, reduzindo o equilíbrio hormonal e precipitando a menopausa.

Queijos

Além de fazerem mal para os ossos, causando osteoporose, esses queijos, principalmente os mais gordurosos, causam enxaquecas e agravamento do avanço da menopausa.

Álcool

O álcool causa ondas de calor, insônia, dores de cabeça e outros sintomas durante a menopausa, e fazem com que ela se desenvolva mais rapidamente.

Massas

Estudos comprovaram que as massas a base de farinha de trigo antecipam a menopausa em até um ano e meio, pois reduzem os hormônios femininos e têm potencial inflamatório em relação aos ovários .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça 10 alimentos que podem adiantar ou atrasar a menopausa

Back To Top