skip to Main Content

Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de todos, porém, nem sempre isso é possível devido a uma série de problemas como poluição do ar, resto de maquiagem, dentre outros resíduos que entram em contato com a pele. Entretanto, isso pode ser combatido com uma boa limpeza de pele.

Limpeza de pele: Saiba tudo

             A limpeza de pele pode ser feita de duas formas em clínicas de estética ou em casa, sendo que, nas clínicas é feito um procedimento mais completo onde é utilizado loções de limpeza profunda, cremes esfoliantes e aparelhos para a extração de miliuns que são aquelas bolinhas brancas ou amarelas que ficam especialmente no nariz.

            A limpeza de pela feita em casa também é muito eficaz e dividida em etapas, sendo que, em algumas delas fica a opção de usar produtos indicados para seu tipo de pele e recomendado por especialistas ou apostar em receitas caseiras. 

Como fazer limpeza de pele

limpeza de pele

#1. Higienização

A limpeza da pele deve começar lavando o rosto com água morna e um sabonete neutro, faça movimentos circulares para remover todos os resíduos e oleosidade e lave o rosto.

Para potencializar a limpeza e remover toda maquiagem pode usar também uma loção demaquilante nessa primeira etapa.

VEJA TAMBÉM: Diferentes tipos de pilates e seus benefícios


#2. Esfoliação

Para fazer a esfoliação pegue algodão coloque um pouco de esfoliante e friccione na pele também fazendo movimentos circulares, passe bem nas áreas que mais acumulam sujeira que são sobrancelhas, lateral do nariz e testa.

            Caso prefira algo mais natural pode investir nas receitas de esfoliantes caseiros, as mais usadas são: as que misturam duas colheres de açúcar mascavo com óleo de amêndoas ou a com soro fisiológico e argila em pó.


#3. Tonificação

            Para remover o esfoliante deve lavar o rosto com água fria ou gelada. Isso vai ajudar a fechar os poros e remover todos os resíduos do esfoliante.

            Aplique uma loção tônica e adstringente em todo o rosto, deve usar um produto indicado para seu tipo de pele que vai, além de tonificar o rosto ajudar a controlar a oleosidade, equilibrar o PH da pele e remover todas as impurezas.


 #4. Hidratação

            Depois de realizar todas essas etapas vai sentir a pele com aspecto de secura e mais frágil, por isso, é importante fazer uma hidratação usando água termal e aplicando um bom hidratante, caso preferir, nessa etapa também pode apostar nos ingredientes naturais trocando o hidrante por uma máscara de hidratação.


#5. Acalmar a pele

            Se mesmo após a hidratação a pele apresentar um pouco de vermelhidão deve umedecer um algodão com chá verde ou de camomila e aplicar no rosto para acalmar a pele.


#6. Proteção

            A limpeza de pele é feita normalmente à noite, pois, depois disso a pele precisa descansar, mas caso faça durante o dia deve finalizar com um bom protetor solar antes de sair de casa.


Cuidados Extras

Se quiser remover cravos e espinhas deve procurar um dermatologista, porém, têm pessoas que preferem fazer isso em casa mesmo correndo o risco de deixar cicatrizes na pele, para diminuir esse risco invista no seguinte procedimento: Primeiro faça uma sauna facial caseira com uma vasilha com 1 litro de água fervente e um saquinho de chá de camomila, depois incline o rosto sob o vapor durante alguns minutos, em seguida proteja os dedos com gazes esterilizadas e retire cravos e espinhas espremendo suavemente.

Nas peles secas e mistas a limpeza deve ser feita com menos frequência que nas peles oleosas, sendo que, a frequência vai depender também do tipo de limpeza.

VEJA TAMBÉM: O Crossfit emagrece? Conheça os benefícios

Se fez depilação ou foi a praia e tomou muito sol o recomendado é esperar cerca de 4 dias antes de fazer a limpeza de pele.

Se a pele estiver muito inflamada e cheia de cravos e espinhas não é recomendado fazer limpeza facial, já que, o processo agressivo de remoção das células mortas vai deixar o rosto mais sensível e com muitas manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer limpeza de pele? Veja o passo a passo

Back To Top