skip to Main Content

O coletor menstrual pode parecer uma novidade, mas já estão no mercado sendo produzidos desde 1930. Seu uso passa por altos e baixos, mas com a popularidade que atingiu nos últimos anos, pode conseguir conquistar o seu espaço.

Os materiais usados hoje em dia são mais confortáveis, além de serem hipoalergênicos.

Vindo como uma alternativa menos poluente, o coletor menstrual consegue recolher o sangue da menstruação que é inserido no canal vagina, funcionando como um pequeno copo de silicone.

O aumento da popularidade também fez mais marcas produzirem o produto e atingir mais consumidoras.

Vantagens do coletor menstrual

coletor menstrual uso

De cara, quem for olhar o coletor menstrual vai achar que o seu preço é uma das desvantagens, mas na verdade, ele é a sua principal vantagem. Costumam ter o preço inicial de R$ 70,00 e podem chegar em R$ 120, dependendo da marca. A questão é que a sua economia é a longo prazo.

Ao comprar um coletor menstrual, não há mais a necessidade de comprar mensalmente os absorventes, por isso, a longo prazo, a sua economia é maior.

O preço consegue compensar porque a durabilidade do coletor pode ser de até 10 anos, o que faz com que o preço se pague em seis a oito meses sem precisar comprar absorventes.

VEJA TAMBÉM: Cirurgia plástica na barriga: confira antes e depois, fotos e valores

Diferente dos absorventes que precisam ser trocados em poucas horas, o coletor menstrual pode ser retirado, esvaziado, lavado e colocado novamente a cada 12 horas. Por isso, é muito bom para quem precisa ficar horas em um lugar em que não tem como sair para ir ao banheiro o tempo todo.

Muitas mulheres também dizem que os coletores menstruais são muito úteis e mais práticos.

Para quem tem fluxo menor, o absorvente comum pode absorver a umidade da vagina, deixando-a ressacada, o que causa desconforto. A sensação pode ser mais confortável e natural para o copinho.

Outro ponto que é bastante colocado em pauta atualmente, é que o coletor menstrual é a melhor alternativa sustentável. Como pode ser reutilizável, ele não precisa de embalagens plásticas, nem aplicadores ou caixas. Assim, não vai produzir nenhum resíduo plástico por, pelo menos, 10 anos.

Desvantagens

Para algumas pessoas, a desvantagem principal do coletor pode ser a adaptação, visto que pode demorar algum tempo para deixar de ser um incômodo o cabinho de silicone que fica na parte de fora do canal vaginal. Dependendo do fabricante, é preciso cuidar o tamanho também para ser escolhido o adequado.

A escola de tamanhos do coletor menstrual varia conforme o fluxo menstrual e também a altura do colo de útero. No começo, pode ser necessário usar absorventes por um tempo para evitar o vazamento, que pode acontecer por não conseguir encaixar ele da maneira correta.

Algumas mulheres também reclamam do contato que acabam tendo com o sangue menstrual, visto que é necessário retirar e esvaziar o corpo. Pode ser também muito positivo para as mulheres perceberem que menstruar é algo natural, não precisando mais considerar um tabu, mas quem é sensível a exposição a sangue, pode realmente não ser a melhor opção.

A higienização também pode ser um problema para algumas mulheres, pois é necessário lavar o coleto assim que ele é esvaziado, por isso, é importante ter acesso a um banheiro onde possa ser feito isso de maneira privada.

VEJA TAMBÉM: Câncer de mama: Saiba como realizar o autoexame

A dica para esses momentos é levar uma garrafinha de água, assim a higiene pode ser feita de maneira mais tranquila em banheiros públicos. Como a durabilidade do copinho é de 12 horas, também pode ser feita a higienização ao voltar para a casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coletor menstrual: Conheça algumas das vantagens e desvantagens do seu uso

Back To Top