skip to Main Content

A luta contra a perda de peso já faz parte da rotina da maioria das pessoas, já que, boa parte da população, incluindo crianças e adultos, está acima do peso. Muitas pessoas se perguntam se o chá verde emagrece, confira a seguir tudo sobre essa questão!

            O chá verde é produzido a partir das folhas do arbusto Camellia Sinensis, nativo da China e da Índia, esse chá tem um sabor forte, pode ser consumido frio e quente, tem a versão em cápsula e é repleto de propriedades nutricionais que ajudam a emagrecer, fortalece o organismo, previne doenças, entre outros benefícios.


Chá verde emagrece?

cha verde emagrece

            Se chá verde ajuda a emagrecer é uma dúvida comum entre as pessoas que não abrem mão de incluir na dieta as bebidas que colaboram com a perda de peso, sendo que, estudos comprovaram que o chá verde é o melhor para esse fim.

            O chá verde auxilia no emagrecimento porque possui a catequina chamada epigalocatequina galato que tem a função de forçar a quebra das enzimas de gorduras, fazendo com que o organismo use-as de maneira mais eficaz e impedindo que fiquem depositadas no tecido adiposo.

VEJA TAMBÉM: 3 Maneiras de você usar o delineado duplo

            Contudo não é só por isso que esse chá ajuda no emagrecimento, porque ele também pode ser considerado um alimento termogênico capaz de acelerar o metabolismo fazendo com que o corpo queime mais energias e utilize melhor as gorduras armazenadas, sem falar, que o chá verde age sobre o homônimo que promove o controle da sensação de saciedade, fazendo assim, que a pessoa fique mais tempo sem vontade de comer, o que também contribui para o emagrecimento.


Veja como consumir o chá verde

            O chá verde é vendido em saquinhos, porém, ele não oferece todas as propriedades benéficas do chá em folhas secas que são bem mais potentes.

            Como qualquer outro alimento não é recomendado tomar muito chá verde por dia, sendo indicado o máximo consumo de 3 ou 4 xícaras, não podendo ultrapassar o  600 ml diários, pois, assim poderá sofrer com os efeitos colaterais como redução de absorção de nutrientes essenciais para o corpo.

            Para preparar o chá verde deve usar 1 grama de folha a cada 100 ml de água, pode também fazer o chá com uma colher de sopa de folhas em 500 ml de água. Coloque a água no fogo e quando surgir às primeiras bolhas. apague e adicione as folhas do chá, abafe por cerca de 5 ou 10 minutos, coe e tome, para desfrutar de todos os seus benefícios o mais indicado é tomar após o preparo, porém, pode guardar em uma garrafa térmica ou em um recipiente de vidro na geladeira e consumir no máximo em 24 horas.

            Jamais deve adoçar o chá verde, tendo a opção de suavizar o sabor adicionando erva-doce ou hortelã. Para emagrecer o mais indicado é tomar uma xícara após o almoço e outro depois do jantar, mas nunca acompanhando as refeições.


Benefícios do chá

Melhorar a função cerebral – Por conter uma boa quantidade de cafeína, o chá verde melhora as tarefas cognitivas de longa duração, deixando a pessoa mais alerta, com maior poder de concentração e uma boa memória.

Diminuir o risco de câncer – Esse chá é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo e evitam o surgimento de várias doenças, entre as quais estão o câncer de mama, próstata e colo retal.

Melhora o humor – O chá traz em sua composição ‘L-teanina’ um aminoácido exclusivo que quando é liberado no corpo, vai para o cérebro e aumenta a produção de dopamina e serotonina que estão ligados à sensação de bem-estar, melhorando assim o humor e também controlando a ansiedade.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre a limpeza de pele: benefícios e como fazer

Otimiza a digestão – Esse chá ajuda na digestão porque estimula os ácidos estomacais melhorando a absorção dos nutrientes e das gorduras boas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chá verde emagrece? Veja como consumir e os benefícios

Back To Top