skip to Main Content

Os cabelos femininos sofrem constantemente com vento, sol, poluição, químicas, aparelhos com calor, como chapinha e secador e muito mais. Para proteger os fios das agressões, uma boa opção é apostar na blindagem capilar.

O que é e como funciona a blindagem capilar

blindagem capilar

            A blindagem capilar é uma técnica de reconstrução do cabelo que auxilia na proteção e recuperação do brilho e saúde dos fios. Esse tratamento é indicado, especialmente, para quem faz muitos procedimentos químicos e para as mulheres que têm cabelos ressecados.

            O objetivo é blindar os fios contra as ações externas, utilizando a reposição de nutrientes e o cuidado com sua estrutura, que deve acontecer de dentro para fora. As cutículas capilares são fechadas formando uma camada de cobertura contra danos futuros.

VEJA TAMBÉM: Tipos de batom: Conheça os principais e suas diferenças

            No salão de beleza, o procedimento inicia com a lavagem das madeixas antes de colocar o produto que deve ser à base de queratina, ácido láctico, extrato vegetal e creatina. O tempo de ação dos produtos varia de acordo com a marca, sendo que pode ser de uma a duas horas.

            Essa blindagem trata o cabelo de dentro para fora. Ela reestrutura todo o fio danificado por agentes externos, como processos químicos, chapinha, escova, poluição, vento e sol.

            Após passar por esse procedimento o cabelo fica mais forte, saudável, resistente e com muito brilho. A blindagem é ideal para mulheres com cabelos ressecados, danificados, tingidos ou quimicamente tratados.

            A blindagem capilar não tem contraindicação e os principais ativos desse processo são: extratos vegetais, proteína do trigo e queratina hidrolisada. Esses ativos amaciam e tratam o cabelo. A frequência ideal para fazer esse procedimento é a cada 15 dias. Ela pode ser feita no salão de beleza, para quem busca um resultado profissional ou em casa.

Como fazer blindagem capilar em casa – Passo a passo

1 – Aplique o xampu antirresíduos para limpar profundamente, abrir as cutículas e retirar as impurezas do cabelo.

2 – Enxágue e aplique o banho de queratina. Ele repõe o nutriente no fio danificado, deixando-o hidratado, fortalecido e mais brilhante. Deixe o produto agir por 10 minutos e enxágue até tirar toda a queratina.

3 – Separe o cabelo em mechas e ponha a máscara massageando os fios. Isso evita a quebra e fecha as escamas, além de depositar os ativos da hidratação dentro dos fios. Aguarde agir por 10 minutos e enxágue bem.

4 – Com o cabelo úmido, aplique o leave-in. Ele irá finalizar todo o processo blindando o cabelo contra ressecamento e frizz.

Outras formas para proteger os cabelos

            Além do método para blindar os fios contra os procedimentos químicos, é possível ainda encontrar técnicas que ajudam a fazer a proteção dos fios contra poluição, fumaça de cigarro e maus odores.

            É possível também fazer a blindagem das madeixas contra a umidade. Entretanto, o tratamento é indicado para cabelos com mais volume e para as mulheres que gostam de fazer escova. Neste segundo caso, o processo ajuda a aumentar o tempo de duração do resultado.

            Após todas as etapas, tenha cuidado com o couro cabeludo que é fundamental para que as madeixas continuem lindas e os resultados durem mais. Use um xampu e um condicionador próprios para seus cabelos.

            Lavando os cabelos em dias alternados, a blindagem fica nos fios por cerca de três meses. O efeito do alisamento da blindagem é de 80%. Isso quer dizer que as mulheres de cabelos com ondas podem recorrer ao tratamento sem medo de ficar com os fios completamente alisados. O resultado de uma blindagem bem feita é a diminuição do volume e acomodação dos fios.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre alongamento de cílios: Tipos e dicas

            Portanto, se quer ficar com os cabelos bonitos, brilhantes e protegidos das ações externas. Invista na blindagem que custa em torno de R$ 200, o preço pode variar dependendo do cabelo e do produto usado pela profissional. Então cuide da beleza e saúde dos seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é e como funciona a blindagem capilar

Back To Top