skip to Main Content

O adesivo anticoncepcional é uma forma que a mulher tem de evitar uma gravidez. Hoje em dia as mulheres estão muito modernas e se relacionam com várias pessoas, mas não querem engravidar.

Entretanto, é muito importante que o público feminino saiba que ter relações com pessoas diferentes pode causar doenças.

Adesivo anticoncepcional

adesivo anticoncepcional

            O adesivo anticoncepcional funciona como a pílula tradicional, mas neste caso os hormônios estrogênio e progestogênio são absorvidos através da pele, protegendo até 99% contra a gravidez, desde que ele seja usado corretamente.

            Para usar corretamente só precisa colocar o adesivo na pele no primeiro dia da menstruação e trocar após 7 dias, colocando outro em outro local. Depois de utilizar 3 adesivos consecutivos deve-se fazer um intervalo de 7 dias para então colocar um novo adesivo na pele.

            Algumas marcas conhecidas deste tipo de anticoncepcional são Lisvy e Evra que podem ser compradas em qualquer farmácia com a receita médica do ginecologista.

VEJA TAMBÉM: Remoção de tatuagem a laser funciona? Coisas que você precisa saber

Este produto pode ser comprado com o preço médio de 50 a 80 reais por caixa com 3 adesivos, que é o bastante para um mês de contracepção.


Como usar o adesivo anticoncepcional

            Para usar o adesivo contraceptivo deve-se descolar a parte posterior do adesivo e colar nos braços, costas, no bumbum e parte inferior da barriga, sendo indicado evitar a região das mamas, pois, a absorção de hormônios neste local pode causar dor.

            Ao colar o adesivo é importante também garantir que fique em uma região de fácil acesso e visível para permitir verificar sua integridade todos os dias.

Este tipo de adesivo possui uma boa implantação, e por isso, não costuma se soltar com facilidade, mesmo durante o banho. Tente vê-lo diariamente. Evite colocar nos locais onde existem dobras da pele ou onde a roupa aperta mais para que ele não fique amassado ou enrugado.

            Antes de colar o adesivo na pele veja se a pele está limpa e seca. Não é indicado passar creme, gel ou loção por cima do adesivo para que ele não solte. Porém, ele não sai no banho e é possível frequentar a piscina, a praia e nadar com ele.


Como colocar o 1° adesivo

            Para as mulheres que nunca usaram outro método contraceptivo deve aguardar o 1° dia da menstruação para colar o adesivo na pele. Para quem quer deixar de tomar a pílula anticoncepcional pode colar o adesivo no dia seguinte depois de tomar o último comprimido da cartela antes de iniciar o ciclo menstrual.

            A menstruação pode ficar alterada nos 2 primeiros meses de uso desse adesivo, mas depois normaliza.


Como funciona

            O adesivo anticoncepcional é muito eficaz porque ele libera hormônios na corrente sanguínea que impedem a ovulação, além de tornarem o muco cervical mais espesso, evitando que os espermatozoides consigam chegar até o útero, diminuindo as chances de gravidez.

A menstruação deve descer na semana de pausa, em que não é usado nenhum adesivo.


Adesivos anticoncepcionais – vantagens e desvantagens

            A principal vantagem de usar adesivo anticoncepcional é não precisar tomar um medicamento todos os dias e a principal desvantagem é que as mulheres que estejam gordinhas não devem utilizá-lo, porque o acúmulo de gordura sob a pele torna difícil a entrada dos hormônios desse produto, comprometendo assim sua eficácia.

            As vantagens são: É fácil de usar, não impede a relação sexual e é muito eficaz e as desvantagens são: Pode causar irritação na pele, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis e pode ser visto pelas outras pessoas.

            Se o adesivo descolar da pele por mais de 24 horas, é preciso colar um novo adesivo imediatamente e usar camisinha durante 7 dias.

VEJA TAMBÉM: Óleo de rícino: Conheça os benefícios e veja como usar

            Caso se esqueça de trocar o adesivo no dia certo, é importante dizer que ele perde sua eficácia antes de 9 dias de uso, por isso, se esquecer de trocar o adesivo no sétimo dia, pode-se trocar na hora em que lembrar, desde que não passe 2 dias do dia da troca.


Efeitos colaterais do adesivo contraceptivo

            Os efeitos desses adesivos são os mesmos da pílula, incluindo irritação na pele, retenção de líquidos, sangramento vaginal, aumento da pressão arterial, manchas escuras na pele, vômito, enjoo, cólicas, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adesivo anticoncepcional: Vantagens, desvantagens e como funciona

Back To Top