skip to Main Content

Ter uma alimentação balanceada durante a gravidez já é algo fundamental para conseguir melhorar a saúde da mãe e também garantir um bom desenvolvimento para o bebê. Enquanto existem alguns alimentos que devem ser evitados, alguns são bastante indicados para esse momento. Se você tem dúvidas se abacate na gravidez é bom, nos acompanhe.

Abacate na gravidez

abacate na gravidez

O abacate costuma ser um dos alimentos indicados para as mamães colocarem na sua alimentação. Eles apresentam gordura boa, contando com ômegas 3, 6 e 9, além de trazer diferentes benefícios. Por isso, se está precisando colocar algum alimento gostoso e bem nutritivo, conheça os principais benefícios do abacate:

Benefícios do abacate

A fruta pode ser consumida pura ou também pode ser usada para preparar alimentos doces ou salgados, podendo ser consumidas com vitaminas ou sorvetes, por exemplo. Os benefícios do abacate são diversos, sendo um alimento bastante indicado para a gravidez por conta deles.

Os benefícios podem ser específicos para o momento da gravidez, mas também traz outros benefícios que se estendem para o corpo em geral. Assim qualquer pessoa pode consumir e também fica a dica para manter o alimento mesmo depois da gravidez, contando com os benefícios sendo recebidos.

VEJA TAMBÉM: 6 exercícios para fortalecer o abdômen em casa

1 – Melhora a digestão

Como o abacate é uma fruta rica em fibras, principalmente pectina, ele vai conseguir ajudar a melhorar o funcionamento do transito gastrointestinal, conseguindo também evitar a constipação. Quando o intestino não está funcionando bem, a gestante acaba tendo risco maior de ter hemorroida.

2 – Maior saciedade

Esse é um ponto bem positivo para quem quer dar uma enganada na fome exagerada, visto que ao aumentar a sensação de saciedade, consegue fazer a mulher comer menos, principalmente quando não tem necessidade. Como a progesterona vai aumentar a vontade de comer, muitas vezes, as grávidas acabam comendo mais do que precisam.

Mas o problema é que o aumento excessivo de peso durante a gravidez pode trazer problemas para o bebê, por exemplo, a diabetes gestacional. Por isso, ter um equilíbrio na alimentação e procurar alimentos que vão conseguir saciar a fome, podem contribuir para melhorar a saúde.

3 – Redução do colesterol ruim

Como o abacate tem diversas gorduras boas, como ômegas 3, 6 e 9, além de ter ácido oleico, consegue reduzir o LDL. Essa é uma gordura que é ruim e que fica depositada nas artérias, trazendo riscos para a formação de placas. Dessa maneira, ter uma concentração baixa de LDL pode ser bom para proteger os vasos e o coração.

4 – Melhora imunidade

Como a fruta apresenta vitaminas do complexo B, como B6, além de E e C, consegue fazer com que o sistema imunológico seja favorecido, apresentando melhoras.

5 – Bebês mais inteligentes

Ao ingerir as gorduras como ômega por parte da mãe na gestação, as funções cognitivas das crianças podem ser aumentadas, o que traz um bebê mais inteligente. A ingestão materna desses alimentos com essas substâncias tem trazido fortes resultados indicando um aumento do QI da criança.

6 – Melhora no sono

Comer abacate antes de dormir pode ajudar na produção de melatonina, mesmo ainda não tendo uma comprovação científica sobre isso. Dormir bem faz com que os hormônios importantes sejam produzidos enquanto dormimos, melhorando o funcionamento do organismo de maneira geral.

O abacate vai poder ser consumido em qualquer hora e de qualquer jeito. Uma porção pequena antes de dormir pode ajudar na hora de dormir e contribuir para um funcionamento mais saudável do organismo.

VEJA TAMBÉM: 6 exercícios para a parte interna da coxa

Mesmo com esses diferentes benefícios, também é importante ficar atento para não exagerar nos alimentos. O consumo precisa seguir uma recomendação diária de 100 gramas, visto que o alimento é rico em gorduras, podendo aumentar o peso corporal como consequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abacate na gravidez: Conheça os benefícios

Back To Top