skip to Main Content

Ter um filho é uma bênção para qualquer pessoa, porém, por causa da correria do dia a dia, os pais acabam se distanciando do seu filho e isso pode fazer muito mal aos pequenos. É fundamental que os pais participem da vida de seus filhos, assim eles terão lembranças da infância e nunca deixarão de adorar seus pais.

Para aquela mãe ou aquele pai que está sentindo que precisa fortalecer o vínculo com seu filho, aqui vão 9 dicas que ajudarão muito nesse objetivo.

9 dicas para fortalecer o vínculo com seu filho

Crie tradições familiares – Crianças, especialmente as menores, se sentem mais seguras em rotinas com horários definidos. Os pais devem usar isso a seu favor criando tradições familiares como cantar para ele na hora do banho ou quando for dormir.

Fique um tempo somente com ele – Mesmo que tenha trabalho e outras atividades todos os dias, tire um dia na semana para ficar, pelo menos, uma hora com seu filho. Os pais podem fazer um passeio, brincarem juntos ou o que mais desejarem.

Leia para ele e com ele – Ler histórias para a criança antes de dormir é muito bom para estreitar o vínculo de pais e filhos. Entretanto, os pais podem ler para e com os seus filhos a qualquer hora não precisa esperar a hora do sono.

Escolha um dia para que a criança possa fazer o que quiser – Geralmente a vida das crianças é cheia de regras, então mude um pouco isso escolhendo um dia que elas possam fazer o que não fazem normalmente, como comer pipoca na hora do almoço, chocolates ou doces.

Brinque com seu filho – Todo adulto tem uma vida cheia de afazeres e preocupações. Porém, não custa nada tirar uma hora do dia ou da semana para brincar com o filho, isso irá aproximá-los muito.

Peça que ajude nos afazeres da casa – Na realidade quanto mais tempo passar com seu filho melhor. Então, se for lavar a louça peça que ele ajude a enxugá-la, se for arrumar a casa peça ajuda a ele, com isso, além dele ficar próximo da mãe e do pai, ainda se sentirá útil.

Preste atenção no seu filho – É fundamental que os pais aprendam a reconhecer os sinais que a criança dá por meio de expressões e gestos, principalmente, quando ela não sabe falar.

Ouça seu filho – No decorrer da vida podem acontecer muitas coisas boas e também ruins, por isso, quando a criança quiser contar alguma coisa para o pai ou a mãe, eles devem escutar e investigar para saber se é verdade.

Converse com a criança – Não há forma melhor de se aproximar do filho do que dialogar com ele todos os dias. Fale sobre seu dia e peça para ele falar das coisas dele. Outra coisa muito importante é sempre dizer o quanto ele é importante na vida da família.

Portanto, se quer se aproximar do seu filho, siga as 9 dicas para fortalecer o vínculo com seu filho e tenha uma vida mais feliz e plena em família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Dicas para fortalecer o vínculo com seu filho

Back To Top